André Martins é um jogador que sempre dividiu opiniões. Indiscutível no Sporting com Leonardo Jardim, intermitente com Marco Silva e relegado por Jorge Jesus, o médio-ofensivo viu terminada a sua ligação de 13 anos ao Sporting e foi procurar a felicidade na Grécia, sob o comando de Paulo Bento.

Chegou já em cima do fecho do mercado e demorou umas semanas até ser aposta no “onze” titular, mas a sua sorte começou a mudar numa derrota na Liga Europa. A perder em casa com o APOEL, Paulo Bento lançou André Martins perto do fim e o português criou três oportunidades em apenas 11 minutos, marcando a diferença de tal forma que não voltaria a perder o lugar.

Mas o seu melhor jogo aconteceu ontem no Cazaquistão. Vejam-se os números que lhe valeram a eleição como melhor em campo:

Quase 100% eficaz no drible, sofreu três faltas, duas delas em zonas perigosas, e somou um total de sete passes para ocasião, registo máximo entre os 24 jogos da quarta jornada.

É nesse registo criador, que já lhe era característico em Portugal, que André Martins se tem destacado mais na prova. Entre os 506 jogadores que já actuaram mais de 180 minutos, só o espanhol Alejandro Pozuelo cria mais oportunidades a cada 90 minutos do que André Martins.

#JogadorClubePasses para ocasião / 90m
1PozueloGenk4.8
2André MartinsOlympiacos4.6
3SusaetaAthletic4.0
4MilicevicGent3.9
5GiulianoZenit3.8
56Pedro SantosBraga1.8

Jogadores com um mínimo de 180 minutos jogados
Fonte: GoalPoint.pt / Opta

No entanto os fantásticos números de André Martins na prova não ficam por aqui. Uma eficácia de passe de 91% seria um número extraordinário para qualquer jogador, mas na zona nevrálgica do terreno em que actua são números fora do normal. Só os nossos conhecidos Witsel (95%) e Javi García (92%), assim como o médio-defensivo Serbest do Austria Wien (92%) registam mais que o português.

A juntar à eficácia de passe, André Martins está também com uma eficácia de drible de 86%, e do alto do seu 1,69m, ganhou os três duelos aéreos defensivos que disputou na prova!

Tudo somado, André Martins é o jogador com o 2º melhor GoalPoint Rating da Liga Europa neste momento.

#JogadorClubeGoalPoint Rating
1GiulianoZenit7.72
2André MartinsOlympiacos7.62
3El ShaarawyRoma7.57
4BaileyGenk7.56
5KalinicFiorentina7.51
131VukcevicBraga5.93

Jogadores com um mínimo de 180 minutos jogados
Fonte: GoalPoint.pt / Opta

De recordar que já há duas semanas tinhamos destacado Miguel Vítor como o melhor defesa da prova, lugar que ainda ocupa. Luís Neto, com um GoalPoint Rating de 6.21, é outro português em bom plano.