Nova época, momento de revelar novidades! Parece que foi ontem que começámos mas a dinâmica não pára e a “pica” de oferecer a quem nos segue e/ou nos vai descobrindo uma nova forma de compreender e discutir o futebol é a mesma de sempre.

Quem nos acompanhou durante a época 2015/16 conhece o detalhe que procurámos colocar em tudo o que fizemos mas ainda assim faltava algo. Falta sempre algo :).

Posto isso, e após um Euro 2016 tão cansativo quão entusiasmante (que marcou a primeira competição que o GoalPoint cobriu de forma integral, do primeiro ao último jogo), deitámos mãos à obra com o objectivo de fechar algumas novidades que, não sendo certamente as últimas da época que agora se inicia, serão certamente acolhidas com entusiasmo por quem já não passa sem os GoalPoint Ratings, sobretudo relativos à Liga NOS, que se antevê tão ou mais disputada que a anterior edição. Sem mais demoras, eis o que prometemos oferecer já a partir desta semana:

Todos os jogos, todos os Ratings

Porto vs Sporting - LigaNOS 2015/16
Os GoalPoint Ratings do Porto vs Sporting 2015/16

Nas última época introduzimos o algoritmo GoalPoint Ratings, com maior atenção analítica e editorial aos jogos disputados por Benfica, Porto e Sporting.

Continuaremos a dar maior enfoque (sobretudo editorial) aos jogos que contam a história da luta pelo(s) título(s), mas em 2016/17 abrimos o “livro”: todos os jogos da Liga NOS terão estatísticas finais detalhadas, GoalPoint Ratings individuais e colectivos e ainda o “Melhor em Campo GoalPoint” para cada encontro.

Todas as Equipas

A equipa do mês da Liga NOS | Abril 2016
A equipa do mês de Abril 2016 GoalPoint Ratings

A partir do momento em que anunciamos cobrir todos os jogos da Liga com igual detalhe estatístico, comprometemo-nos, consequentemente, a uma maior cobertura de todos os destaques, individuais e colectivos.

Independentemente da “dimensão” do emblema, imperará o desempenho estatístico como indicador de quem merece atenção especial e para começar anunciamos um de muitos exemplos que se seguirão: a partir a primeira ronda teremos a equipa da semana GoalPoint Ratings, todas as jornadas.

 

Um GoalPoint Ratings de nova geração

Desde o lançamento do algoritmo GoalPoint Ratings em 2015 muito fizemos, em “laboratório”, para melhorar ainda mais aquilo que já era totalmente inovador em Portugal: uma forma objectiva e totalmente isenta de opinião para ponderar o desempenho de jogadores e equipas, com base em dados Opta.

Este ano trazemos um GoalPoint Ratings “2.0”. O que significa isto? Podemos explicar em números: aquando da sua criação o algoritmo ponderava cerca de 60 variáveis. Nesta época iremos processar mais de 170!

Exemplos? Está a ver aquele remate desenquadrado que o avançado da sua equipa ensaia, levando-o a gritar “que azar!” ou à mera frustração? O novo GoalPoint Rating terá em conta a perigosidade do remate desenquadrado, consoante a sua distância dos postes, de modo a diferenciar claramente o que é um remate que arrepia (o adversário) daquele que apenas ameaça… os pombos.

As novidades não ficam por aqui.
Outras se seguirão, ao longo da época, mas como sempre só falamos da obra feita pelo que… o melhor é acompanhar-nos.

Uma coisa é certa: apenas no GoalPoint encontrará a cobertura mais objectiva e detalhada do que realmente produzem jogadores, equipas e treinadores, na Liga (e competições europeias) que se avizinha!

Fique connosco e… boa época de futebol!