O lateral-direito do Sp. Braga, Ricardo Esgaio, está em grande forma nos minhotos e é, neste momento, um jogador em destaque na Europa. Talvez seja pela sua formação inicial a médio-direito, mas a verdade é que Esgaio é, nesta fase da temporada, o jogador que menos tempo precisa para fazer uma assistência para golo, entre todos os atletas a actuar nas seis principais Ligas europeias.

O feito não é pouco, diga-se, olhando para o panorama geral. O ex-“leão” realizou até ao momento cinco assistências na Liga NOS, em apenas 456 minutos jogados, o que equivale a dizer uma “prenda” a cada 91 minutos, e fica à frente de nomes consagrados no futebol europeu, como o bósnio Miralem Pjanic, da Juventus (em terceiro, com uma assistência a cada 116 minutos), e o belga Kevin De Bruyne, do Manchester City (124).

GoalPoint-Ricardo-Esgaio-201718-infog
Clique para ampliar

Porém, o brilho luso no top desta variável inclui outro nome, e logo em segundo lugar: Gonçalo Guedes. O extremo cedido pelo Paris Saint-Germain ao Valência soma o mesmo número de assistências de Esgaio, mas necessitou de 102 minutos para o fazer. Dois jogadores portugueses em alta, para Fernando Santos ver.