A jornada 14 trouxe mais uma noite de emoções fortes no Dragão. A vida esteve complicada para os “azuis-e-brancos”, mas a segunda parte ofereceu a reviravolta e os três pontos que acabaram por sorrir ao FC Porto.

Danilo Pereira acabou por ser a grande figura da partida, pelo golo e não só, ofuscando a grande exibição de Maxi Pereira 7.1, que teve direito a recorde da Liga NOS 16/17. Com apenas 60 minutos jogados, e com o Porto ainda em desvantagem, o uruguaio já levava seis cruzamentos eficazes, todos os que tinha efectuado até à altura. O lateral estabeleceu assim um novo máximo da Liga, que destronou os cinco cruzamentos eficazes de João Pereiraregistados contra o Estoril.

Curiosamente, o Porto já tinha no plantel o jogador que cruza com maior eficácia na Liga NOS, Miguel Layún. Após o embate com o Chaves o “dragão” passou a ter os dois melhores do campeonato, que estão ainda entre os três melhores da Europa.

#JogadorEquipaCruz. eficazes / 90m% Eficazes
1LazovicGenoa2,029%
2LayúnPorto1,935%
3Maxi PereiraPorto1,841%
4PerottiRoma1,829%
5CandrevaInter1,718%
6CédricSouthampton1,729%
7João PereiraSporting1,727%
11Wilson EduardoBraga1,540%

Mínimo de 725 minutos jogados nas seis principais ligas europeias
Fonte: GoalPoint / Opta

Apenas Darko Lazovic, ala-direito do Genoa, cruza mais que os dois “dragões” (mas com pior eficácia), num top onde se encontram outras caras conhecidas como por exemplo Cédric Soares, o maior “cruzador” da Premier League neste momento.

Alex Telles, autor do cruzamento que deu ontem o golo a Depoitre, aparece em 88º, com 0,8 cruzamentos eficazes a cada jogo.

PARTILHAR
GoalPoint
A equipa GoalPoint procura trazer-lhe a melhor análise, estatística e opinião sobre o futebol português e internacional.