Muitos já não auguravam grande futuro ao argelino ao serviço do FC Porto. Não tanto pelo seu inegável talento ou pela “obra” feita (fez parte do nosso primeiro melhor “onze” da época, em 2014/15), mas por um progressivo “apagão” que o colocava mais perto da porta de saída do Dragão do que do relvado do mesmo.

No entanto, Yacine Brahimi ainda tem algo a dizer. E tem-no feito em campo, com a bola nos pés, desde Novembro de 2016, momento em que aproveitou a oportunidade concedida por Nuno Espírito Santo para se reafirmar como indispensável, logo agora que será “roubado” pela selecção argelina que irá participar na CAN 2016, em Janeiro.

Um desequilibrador influente

Brahimi soma apenas 414 minutos na Liga NOS, 248 dos quais disputados nas três jornadas que analisámos tendo em vista a nomeação do Jogador do Mês GoalPoint Ratings de Dezembro 2016. O registo confirma o carácter recente do ressurgimento do argelino. Eis o resumo do que fez, em Dezembro e em toda a Liga NOS 16/17, até agora:

goalpoint-jogador-do-mes-dezembro-2016-brahimi-porto-liga-nos-infog
Clique para ampliar

Dezembro foi um mês em grande para Brahimi, com dois golos e uma assistência em três jogos… mas não só. O argelino somou dez remates, registo ultrapassado por apenas quatro jogadores, todos eles homens de área. A “Serpente” ofereceu ainda seis passes para ocasião de remate, ainda longe dos nove totalizados por Wilson Eduardo (Sporting de Braga) mas ainda assim o suficiente para ser o “dragão” mais produtivo neste particular. Mas o seu forte é mesmo… o drible: foram 14 eficazes (!), mais cinco que a “sensação” Gelson Martins (Sporting CP) e tantos como o colega Corona, mas com uma diferença: o argelino “venceu” 70% dos dribles que tentou, contra 67% do mexicano.

Mesmo não sendo um goleador por excelência, até nesse particular Brahimi brilhou no último mês o ano: apenas o colega André Silva e o arouquense Jorginho marcaram mais (3).

A imprensa refere que o FC Porto continua interessado em negociar Brahimi, como já havia sucedido no último defeso. Veremos que novidades traz o mercado de Inverno, mas uma coisa é certa: o verdadeiro Brahimi está de volta e foi fundamental na reentrada dos “dragões” na luta pelo título.

Parabéns Brahimi!
O médio sucede assim a Pizzi (Novembro), Salvio (Outubro), Wilson Eduardo (Setembro) e Miguel Layún (Agosto) na galeria dos melhores jogadores do mês GoalPoint da Liga NOS 16/17!

Não perca amanhã o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Brahimi no “onze” GoalPoint Ratings de Dezembro de 2016!

  • Muito obrigado por este artigo edificante sobre Yacine nossa pérola. Aguardamos um editorial sobre Hamzaoui.
    Amities do “La Gazette du Fennec” !

  • l imigre mdreh

    amis portugais vous avez le bonjour d algerie et LA GAZETTE DU FENNEC

    • Aminoss

      oi amigo argelino, obrigado pela sua visita e obrigado pela Brahimi jóia

  • Darius3106

    heuu … “azul fellawen ..et thanmirthe ” ! o0

    • Aminoss

      loooooooooooooooooooool !!