O leitor reparou que não tivemos jogador do mês de Outubro? Pois é, mas a explicação é simples. Outubro teve apenas duas jornadas da Liga NOS, devidos aos compromissos das selecções, o mesmo acontecendo com Novembro. Por isso, e para os dados estatísticos acumulados terem uma relevância maior e espelharem com mais rigor o desempenho individual dos atletas, juntámos dos dois meses para descobrir o melhor “onze” (publicaremos esta quarta-feira) e o melhor jogador deste período. E o melhor foi Ricardo Pereira, lateral-direito do FC Porto, destaque que passamos a explicar – note que, por motivos metodológicos, apenas incluímos jogadores que tenham actuado um mínimo de 240 minutos entre a 9ª e a 12ª jornada, inclusive.

Aposta GoalPoint, pois claro

Após Jonas ter sido o jogador do mês de Setembro, o testemunho passou para alguém que, muito provavelmente, o brasileiro irá defrontar esta sexta-feira no Dragão. Ricardo Pereira começou bem a época, viu o lugar em perigo pela rotatividade de Sérgio Conceição, mas desde o início de Outubro até agora o jovem português tem brilhado a grande altura, relegando Maxi Pereira e Miguel Layún para segundas escolhas e não nos deixando ficar mal, quando apostámos nele como uma das apostas para a Liga 2017/18. E tudo mercê de uma sequência de exibições de grande nível, uma delas ainda o terceiro melhor rating desta Liga NOS.

Convidámos os nossos leitores a darem a sua previsão sobre quem seria o melhor do mês, no Facebook, Twitter e Instagram, mas, na hora da decisão, quem “manda” são os GoalPoint Ratings:

Quem é o Jogador do Mês GoalPoint Ratings #LigaNOS?🏅A escolha é do algoritmo do Antunes mas também queremos saber a…

Publié par GoalPoint.pt sur mardi 28 novembre 2017

 

Ricardo “Coração de Dragão”

Nas quatro jornadas a que se refere a distinção, Ricardo foi por duas vezes o melhor em campo, precisamente na primeira (9ª jornada) e última (12ª) desta análise. A 21 de Outubro, o Porto goleou o Paços de Ferreira por 6-1 e o lateral arrancou um incrível rating de 9.4, ao marcar um golo e ao realizar duas assistências – para além de três ocasiões flagrantes criadas em quatro passes para finalização.

A esta grande exibição seguiram-se duas mais “normais”, mas ainda assim muito boas, com ratings de 6.9 e 6.6. E na 12ª jornada, no empate na Vila das Aves, Ricardo registou um GoalPoint Rating de 7.1, graças ao golo que marcou. Uma sequência de jogos que lhe valeu um rating acumulado de 7.49 neste período, o suficiente para bater Jonas por algumas centésimas e Yacine Brahimi por décimas (a conferir na peça do “onze” do mês, já esta quarta-feira).

GoalPoint-Jogador-do-mes-Ricardo-Pereira-FC-Porto-LigaNOS-21718-Outubro-Novembro-infog
Clique para ampliar

Estatisticamente falando, em Outubro e Novembro, o lateral Ricardo Pereira foi quem mais ocasiões flagrantes criou, quatro (três delas frente ao Paços, como já referimos e como pode constatar no “tweet” em baixo), em seis passes para finalização, à frente das três do colega de equipa Brahimi e de Awer Mabil, do Paços de Ferreira. Para além disso, marcou dois golos e fez duas assistências, algo relevante para um lateral-direito.

Porém, como antigo extremo que é, Ricardo não perdeu o toque quando chega a altura de driblar, e neste período tentou o drible em sete ocasiões, com apreciável sucesso em cinco. A defender também não deixou os seus créditos por mãos alheias, e nestes quatro encontros foi o jogador de toda a Liga com mais desarmes realizados, nada menos que 18, mais um que Guillermo Celis, do Vitória de Guimarães. E foi o terceiro, igualmente em números absolutos, em interacções com bola, 321, contra as 326 do colega Héctor Herrera e as 330 do vilacondense Marcelo.

Valores que mostram a cada vez maior preponderância de Ricardo na equipa portista, com exibições que lhe garantiram, para já, um lugar entre os indiscutíveis de Sérgio Conceição. E que dão ao seleccionador de Portugal, Fernando Santos, uma daquelas agradáveis dores de cabeça.

Parabéns, Ricardo!

Pode conferir ainda os Jogadores do Mês da Liga NOS 2016/17, bem como o Jogador do Mês de Agosto (Bruno Fernandes, SCP) e o Jogador do Mês de Setembro de 2017 (Jonas, SLB)!

Não perca amanhã, quarta-feira, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Ricardo Pereira no “onze” GoalPoint Ratings de Outubro/Novembro de 2017.