O Benfica está em crise no arranque desta Liga NOS 2017/18, dizem os comentadores e, neste caso, também as estatísticas. Os “encarnados” venceram apenas um dos últimos seis jogos e averbaram três derrotas – uma delas pesada, em Basileia, para a Liga dos Campeões. No campeonato nacional, que é o que nos interessa para este artigo, estão a cinco pontos do líder, FC Porto, e a três do Sporting. E as exibições não são melhores que os resultados.

Pode, por isso, estranhar o facto de Jonas ser o Jogador do Mês de Setembro para o GoalPoint, com 7.47, com base no nosso rating. Mas essa é a realidade, a qual, olhando para os números do brasileiro, acaba por não surpreender e até reforçar o quanto Jonas tem atenuado a referida “crise” da “águia”. Note que, por motivos metodológicos, apenas incluímos jogadores que tenham actuado um mínimo de 240 minutos entre a 5ª e a 8ª jornada, inclusive.

Convidámos os nossos leitores a darem a sua previsão sobre quem seria o melhor do mês, em Facebook, Twitter e Instagram mas, na hora da decisão, quem “manda” são os GoalPoint Ratings:

NÃO, NÃO É "BUG"…O Jogador do Mês GoalPoint Ratings sairá do mesmo lote de 3 "suspeitos" apresentados em Agosto….

تم نشره بواسطة ‏‎GoalPoint.pt‎‏ في 2 أكتوبر، 2017

 

Nas quatro jornadas a que corresponde esta distinção, o Benfica somou duas vitórias, uma derrota e um empate na Liga NOS. A “águia” fez seis golos, quatro deles da autoria de Jonas. O brasileiro não teve em nenhum desses jogos um GoalPoint Rating inferior a 7.0, como pode ver pela infografia em baixo. Aliás, foi o melhor em campo em duas ocasiões, curiosamente nas partidas em que as “águias” não venceram, com o Boavista 7.6 e o Marítimo 7.2.

GoalPoint-Jogador-do-mes-Jonas-Benfica-LigaNOS-21718-Setembro-infog
Clique para ampliar

No mês em análise (Setembro), Jonas somou quatro golos em 24 remates (16,7% de concretização) e ninguém marcou mais do que ele a cada 90 minutos jogados (1,07).

Mas o peso incontornável de Jonas na produção ofensiva benfiquista faz-se notar desde a primeira jornada. O avançado reclama 69% de influência nos tentos (golos + assistências) somados pelo Benfica na Liga, até ao momento e soma nove golos em oito partidas, o que faz dele o melhor marcador da competição, com mais três tentos que Vincent Aboubakar.

Para lá de marcar, o internacional brasileiro fez ainda sete passes para finalização e criou uma ocasião flagrante, embora não tenha somado qualquer assistência (leva duas na Liga 17/18). Jonas foi quem mais tentou o remate a cada 90 minutos no último mês (6,4), sendo aquele que mais o fez dentro da grande área (4,0). Fica, portanto, fácil de perceber que, se o restante elenco do Benfica acompanhasse a boa forma de Jonas, ninguém estaria a falar de crise para as bandas da Luz.

Parabéns, Jonas!

Pode conferir ainda os Jogadores do Mês da Liga NOS 2016/17, bem como o Jogador do Mês de Agosto de 2017 (Bruno Fernandes, SCP)!

Não perca amanhã, quarta-feira, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Jonas no “onze” GoalPoint Ratings de Setembro de 2017.