A sexta jornada da Liga NOS trouxe de novo a “revolta” dos outsiders. Numa ronda que reforçou o domínio de Sporting e FC Porto na tabela e confirmou o mau momento do Benfica, apenas quatro jogadores dos “três grandes” figuram neste lote, que tem por base o nosso GoalPoint Ratings. E apenas dois repetem a presença em relação à jornada passada.

Sporting e Sp. Braga são os mais representados nesta ronda, com dois jogadores cada, mas o realce vai também para Ricardo, guarda-redes do D. Chaves, e para um japonês que já tinha dado nas vistas no Estádio da Luz, ante o Benfica, e que agora, ante o Feirense, brilhou a grande altura, com números que obrigam a uma atenção redobrada às suas exibições no futuro. Outro dado a realçar é o facto de oito jogadores terem registado um rating igual ou superior a 7.0, entre eles, todos do meio-campo para a frente.

Aqui fica a nossa equipa da sexta jornada da Liga NOS.

GoalPoint-onze--Liga-NOS-201718-J6-Infog
Clique para ampliar

Ricardo (Chaves) 7.0 – Esta é a terceira presença de Ricardo Nunes nas nossas equipas da jornada esta temporada, em seis possíveis. Foi fundamental na vitória do Chaves ante o Moreirense, com seis defesas importantes.

Marcelo Goiano (Sp. Braga) 6.0 – Os bracarenses venceram o derby do Minho e Goiano foi um dos melhores em campo. Não tanto a atacar, mas pela solidez defensiva. Para além das cinco recuperações de bola, registou ainda dois desarmes, quatro intercepções e dois alívios.

Rui Correia (P. Ferreira) 6.6 – O central pacense foi um obstáculo intransponível para os intentos do V. Setúbal. Ganhou oito de 11 duelos individuais, três de quatro aéreos, e liderou a jornada nos alívios, com nove.

Mathieu (Sporting) 7.5 – O francês do Sporting mostrou que não é só competente a defender. Marcou um golo de livre directo, numa excelente execução, fez um total de dois remates, teve 100 acções com bola e ainda realizou seis alívios.

N. Sequeira (Sp. Braga) 6.9 – Excelente exibição do lateral-esquerdo no derby minhoto. Fez uma assistência, para o 1-0, num total de dois passes para finalização. Registou ainda quatro dribles eficazes em cinco tentativas, fez dois desarmes e ganhou os três duelos aéreos em que participou. Está a dar seguimento à boa temporada no Nacional da Madeira.

Danilo Pereira (FC Porto) 7.5 – O “trinco” foi o “motor” da vitória do FC Porto em Vila do Conde. Marcou um golo, o primeiro, num total de três remates (dois enquadrados), fez quatro desarmes, três intercepções, três bloqueios de remate e recuperou nove vezes a bola. Fundamental no sucesso do “dragão”.

Bruno Fernandes (Sporting) 7.7 – O médio leonino chegou às equipas da semana à terceira jornada e apanhou-lhe o gosto. Vai na quarta presença consecutiva, e sempre com exibições de grande qualidade. Marcou mais um golo, ao Tondela, no único remate que realizou, e engane-se quem pensa que só ataca, pois registou quatro desarmes.

Diogo Viana (Belenenses) 7.0 O extremo do Belenenses fez um belo jogo ante o Estoril. Somou três passes para finalização, teve eficácia em dois de quatro cruzamentos e duas de quatro tentativas de drible, colocou a bola dez vezes na área estorilista, ganhou 11 de 19 duelos e ajudou na defesa com cinco desarmes e quatro intercepções.

Shoya Nakajima (Portimonense) 8.5 – A grande figura da jornada. O japonês dos algarvios fez a “vida negra” ao Feirense, ao bisar na partida. Mas não se ficou pelos dois golos, pois realizou oito remates, o melhor da jornada, sendo quatro deles enquadrados. E fez ainda três passes para finalização, teve 90% de eficácia de passe e recuperou nove vezes a bola. Excelente!

Jonas (Benfica) 7.6 – O Benfica está num mau momento, mas Jonas vai mostrando a qualidade que se lhe reconhece. Fez um golo ao Boavista, rematou sete vezes (quatro enquadradas), sendo cinco delas de fora da área, e fez dois passes para finalização. Um oásis no deserto “encarnado”.

Kléber (Estoril) 7.2 – Não foi por ele que o Estoril perdeu no Restelo. O avançado brasileiro remou contra a maré com um golo em seis remates (três com boa direcção), ganhou seis de dez duelos aéreos e fez dois passes para finalização.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-6-LIGA-NOS-201718-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 6ª jornada da Liga NOS 17/18, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na nova tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J6STATGPRMVP
1-0
2-1
2-1
2-0
2-1
1-2
2-1
2-1
3-0