A Liga NOS está de volta à agenda futebolística e com ela a nomeação do “onze” semanal GoalPoint Ratings. Chega a hora de dar a conhecer os 11 jogadores que mais se destacaram estatisticamente na última ronda e, sem mais demoras, aqui estão eles:

GoalPoint-Ratings-XI-Jornada-16-Liga-NOS-201617-infog
Clique para ampliar

GoalPoint-Rio Ave-Chaves-LIGA-NOS-201617-MVPO homem da ronda foi Fábio Martins, figura em destaque no duelo entre o (seu) Chaves e o Rio Ave, durante o qual não só marcou um (belo) golo, como rubricou (mais uma vez) uma excelente exibição, devidamente premiada com o título de Melhor em Campo GoalPoint Ratings.

Sendo certo que ainda recentemente explicámos o porquê de acreditarmos que Fábio Martins pode render noutra posição diferente da de extremo, a verdade é que o português vai dando muito boa conta da sua missão e, aos 23 anos, pode estar a construir o que é preciso para outros voos. Eis o golo que marcou em Vila do Conde, para mais tarde recordar.

Mas nem só de Fábio se escreveu a história estatística desta jornada, com a linha da frente em especial evidência numa semana de muitas notas elevadas. Bas Dost, Walter González e Hernâni foram outros protagonistas do ataque, ainda que com sortes diferentes.

GoalPoint-Sporting-Feirense-LIGA-NOS-201617-MVP
Clique para ampliar

No caso particular do avançado leonino, Bas Dost saltou para a liderança dos melhores marcadores, com 11 tentos (sem qualquer grande penalidade marcada, ao contrário dos rivais directos). Com alguns comentadores e adeptos a questionarem se o holandês estaria à altura de colmatar a partida de Islam Slimani, a verdade é que o holandês vai mostrando em campo não ser no seu posto que a “linha de montagem” leonina estará mais fraca, ainda que com características diferentes do argelino. Dost marca presença no “onze” da jornada pela terceira vez, o registo mais elevado num “leão”.

Mas existem outros nomes a merecer a atenção, como por exemplo o lateral Pité, que apesar do mau momento vivido pelo Tondela, regressa à equipa da semana, a segunda presença nas últimas três jornadas. O espanhol Óliver Torres protagoniza outro regresso recorrente, atingindo a sua quarta presença, o máximo num FC Porto que conta com vários jogadores com três chamadas ao fim de 15 jornadas.

Por fim o eixo defensivo, onde parece haver recentemente um lugar reservado para um maritimista. Desta feita é Raúl Silva a somar a sua terceira presença no elenco da jornada, sucedendo indirectamente ao colega Maurício Antônio, que havia ocupado lugar de destaque no XI do mês de Dezembro.

São estes os melhores da 16ª jornada da Liga NOS 16/17. Parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na nova tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada jogo da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da da época neste “link”.

LIGA NOS | J16STATGPRMVP
0-0
0-1
0-2
0-0
1-2
2-2
1-0
2-1
1-0

Descubra o melhor XI das jornadas anteriores nos seguintes links:

1ª Jornada
2
ª Jornada

3ª Jornada
4ª Jornada
5ª Jornada
6ª Jornada
7ª Jornada
8ª Jornada
9ª Jornada
10ª Jornada
11ª Jornada
12ª Jornada
13ª Jornada
14ª Jornada
15ª Jornada