a  última jornada de Setembro trouxe uma grande surpresa, pela qual esperávamos há mais de uma época: o primeiro “10” GoalPoint Ratings da Liga NOS da nossa (curta) história.

A “Comaneci” do GoalPoint

GoalPoint | Feirense vs Nacional | Liga NOS 16/17 | MVP
Clique para ampliar

O nome do protagonista? Okacha Hamzaoui, o avançado do Nacional que foi a Santa Maria da Feira abrir um hat-trick com um pontapé de bicicleta de fora da área (!), prenunciando uma exibição de sonho que se viria a confirmar. O “10”conquistado frente ao Feirense faz dele a “Nadia Comaneci” do nosso rating e o terceiro jogador a registar uma “nota perfeita” no nosso radar esta época. Os outros dois? Lionel Messi e Neymar logo… está tudo dito quanto ao brilhantismo estatístico do desempenho do argelino. Mas é hora de descobrir quem o acompanha no último “onze” da jornada do mês.

Eis o elenco:

Liga NOS | O XI GoalPoint Ratings da 6ª jornada!
Clique para ampliar

Ronda de “trincos”

goalpoint-pacos-rio-ave-liga-nos-201617-mvpApesar do efeito de “ofuscamento” gerado por Hamzaoui nesta jornada há outros pormenores dignos de registo, com uma tendência à cabeça: esta foi a ronda dos médios-defensivos, de tal forma que, perante as exibições excepcionais de Mateus (Paços de Ferreira) e Wakaso (Rio Ave), homens como William Carvalho e Danilo não conseguem entrar no “onze”da jornada, isto após ter sido MVPs nas respectivas vitórias de Sporting CP e FC Porto, respectivamente. Nível de exigência alto, no miolo do terreno.

A dupla de “trincos” repete aliás a presença conjunta que já havia protagonizado na 4ª jornada, sinal de que o nível exibicional que apresentou no último fim-de-semana não foi um acaso. E logo num jogo em que…. se defrontaram.

Rafa? Não me lembro

GoalPoint | Chaves vs Benfica | Liga NOS 16/17 | MVP
Clique para ampliar

Também a norte se “esconde” uma pérola desta Liga NOS. O nome? Bem conhecido, Wilson Eduardo. Já o nível exibicional, esse surge como melhor resposta a quem esperava maior “sofrimento” bracarense perante a saída de Rafa para o Benfica. Os comentadores podem não falar muito dele mas os números falam. Aliás “gritam”.

O extremo tem aproveitado da melhor maneira o novo “xadrez” de Peseiro, voltando a oferecer diante do Vitória uma exibição afirmativa e influente, com resultados visíveis no seu rating, como percebemos com a sua segunda presença no XI da jornada nesta época, ele que ele que já tinha reservado lugar tanto no “onze” de Agosto da Liga NOS como também no “onze” de portugueses.

Menções ainda para o “pinheiro” Bas Dost, com a sua primeira presença e João Pereira, outro português em alta neste arranque, quando muitos provavelmente não o esperavam, fechando com Alex Telles, o brasileiro que veio complicar as contas portistas na hora de escolher os laterais, sobretudo agora que Maxi Pereira volta a estar disponível.

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na nova tabela de acompanhamento dos Jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada jogo da Liga NOS!

LIGA NOS | J6STATGPRMVP
3-1
4-2
0-3
0-2
2-1
2-0
2-1
0-1
1-1

Parabéns aos eleitos, em particular a Hamzaoui!

Descubra o melhor XI das jornadas anteriores nos seguintes links:

1ª Jornada
2
ª Jornada

3ª Jornada
4ª Jornada
5ª Jornada