Fechado que está o mês de Agosto em termos de competição para os clubes portugueses, regressa o nosso popular ranking de treinadores, que premeia o desempenho de cada “mister” à luz do grau de dificuldade de cada jogo, de acordo com as odds definidas pelas casa de apostas.

Lembramos que, para além dos prémios mensais, premiamos também os melhores treinadores da época após o término da mesma. Na temporada passada, o melhor na Liga NOS foi Nuno Manta, que salvou o Feirense em grande estilo, enquanto na Ledman Liga Pro, Daniel Ramos foi premiado pelo seu fabuloso início de época no Santa Clara. Curiosamente, ou não, ambos estão entre os melhores do mês de Agosto, mas o líder é mesmo um estreante.

Liga NOS: Um rookie imbatível vindo da Ucrânia

Miguel Cardoso chegou do Shakhtar (onde era adjunto de Paulo Fonseca) para o Rio Ave com a difícil tarefa de substituir Luís Castro, que tinha recebido elogios quase unânimes pelo futebol que apresentou. Contra todas as expectativas e com um calendário que inclua uma recepção ao Benfica e uma difícil deslocação ao Bessa, o estreante conseguiu terminar o mês imbatível, com três vitórias e um empate, e está, para já, a superar largamente o trabalho de Luís Castro no Rio Ave e… no Chaves. Melhor não se podia pedir: Miguel Cardoso é o melhor treinador do mês de Agosto.

Em segundo lugar ficou Daniel Ramos, que, apesar da eliminação aos pés do Dynamo Kiev na Liga Europa, ainda conseguiu surpreender os ucranianos em casa e somar nove pontos no campeonato, que já lhe dariam, neste momento, outro lugar de acesso à prova.

Se Daniel Ramos é uma confirmação, Nuno Manta não o é menos. O Feirense ainda não perdeu na Liga NOS, e o melhor treinador de 2016/2017 já conseguiu, contra o Paços de Ferreira, uma das suas já típicas reviravoltas. Onde irá parar Nuno Manta, agora que o Feirense tem um plantel bem mais recheado de qualidade?

RTG-Agosto-2017-PrimeiraLiga-Classificao
Clique para ampliar

Os destaques pela negativa no mês de Agosto foram Ricardo Soares e Luís Castro. Ambos somam apenas um ponto no campeonato, mas mas o técnico do Aves ainda viu a sua equipa ser eliminada da Taça da Liga pelo Moreirense.

Na próxima página: o melhor da LedMan LigaPro e o “quadro de honra”