O dérbi da 13ª jornada era um dos jogos mais aguardados da época e, do lado do Sporting, Gelson Martins era uma das figuras de cartaz e potencialmente apontado como um dos principais desequilibradores.

goalpoint-benfica-sporting-liga-nos-201617-drible-3-infog
Gelson entrou em campo como o maior desequilibrador do dérbi

A hipótese ganhava ainda mais força tendo em conta que pela frente ía encontrar André Almeida, terceira opção de Rui Vitória para o lugar de lateral-esquerdo e numa posição que nem sequer é a sua por natureza. No entanto, os números do jogo contam uma história bem diferente.

André Almeida raramente atacou e apenas por três vezes tocou a bola no último terço, mas no que concerne a tarefas defensivas esteve quase irrepreensível. Cinco desarmes, três intercepções e apenas um duelo perdido nos oito que disputou pelo solo, já seriam números dignos de elogio, mas nada explica melhor a exibição de André Almeida como o eclipse de Gelson Martins.

O jovem internacional, que até ao jogo da Luz completava em média 2,7 dribles por jogo, com uma eficácia de 60% nas suas tentativas, concretizou apenas uma das suas 11 tentativas de “finta” no dérbi, e estabeleceu novo máximo de dribles falhados na Liga NOS 16/17.

#JogadorEquipaAdversárioTentativas de dribleDribles falhados
1GelsonSportingBenfica (F)1110
2HeldonRio AveVit. Guimarães (C)149
3CoronaPortoBelenenses (F)88
4BattagliaChavesMoreirense (C)87
4GersoBelenensesVit. Guimarães (F)97
4SalvioBenficaFeirense (C)117

Fonte: GoalPoint / Opta

Para além dos dez dribles falhados, Gelson errou ainda os seus três cruzamentos, não criou qualquer ocasião e sofreu apenas uma falta, números pouco habituais para o extremo leonino e que lhe valeram um GoalPoint Rating de 4.4.

Depois deste jogo, Gelson foi ultrapassado por Adrien Silva no ranking de melhores jogadores do Sporting na Liga NOS, mas também por outro “leãozinho” (cedido) que joga na sua posição: Daniel Podence foi melhor em campo nas últimas duas jornadas e já apresenta um GoalPoint Rating médio ligeiramente superior ao de Gelson.

goalpoint-h2h-gelson-podence-201617
Clique para ampliar
PARTILHAR
GoalPoint
A equipa GoalPoint procura trazer-lhe a melhor análise, estatística e opinião sobre o futebol português e internacional.