(artigo originalmente publicado a 25.Jan.2017, comparativo actualizado após confirmação a 28.Abr.2017)

Apesar da confirmação naturalmente tardar, dada a situação do jogador (livre para assinar por um novo clube a partir de Junho de 2017 mas actualmente castigado pelo SC Braga), André Pinto é dado como certo em Alvalade a partir do próximo Verão, para assim reforçar o eixo defensivo leonino.

E o que poderá oferecer o (ex-)capitão dos “guerreiros” ao Sporting? Nada como conferir os seus números, aqui comparados com a aposta da casa, Rúben Semedo:

GoalPoint-André_Pinto_2016_vs_Rúben_Semedo_2016-1-infog
Clique para ampliar

Os números parecem demonstrar uma clara apetência pelo jogo aéreo por parte de André, expressa na eficácia como vence os duelos pelo ar. Os dois golos que marcou na Liga 16/17 dão-no como central momentaneamente goleador mas a tendência de carreira nem por isso: 12 golos em 224 jogos.

A separar André Pinto e Rúben Semedo surgem, ainda assim, cerca de cinco anos de diferença. O central nascido em Vila Nova de Gaia é um jogador “feito” de 27 anos, formado no FC Porto, clube com o qual deixou de ter ligação em 2012, quando rumou aos gregos do Panathinaikos, regressando a Portugal em 2014 para representar o Braga.