ALiga dos Campeões já arrancou, com três equipas portuguesas em prova, mas apenas uma, o Sporting, a conseguir vencer. Numa ronda inaugural sem grandes surpresas – tirando, talvez, as derrotas de Benfica e Porto -, mas com goleadas, algumas caras habituais começam a dar nas vistas pela excelência do seu desempenho. Como sempre, o GoalPoint esteve em cima do acontecimento e reuniu o melhor “onze” da primeira jornada da Liga dos Campeões 2017/18, com base no seu GoalPoint Ratings.

Numa primeira análise, dá gosto ver os ratings elevados, apesar de esta ter sido uma jornada com poucos duelos de “gigantes” – deu-nos para olhar para os da Liga NOS e comparar… Nenhum atleta presente na nossa selecção registou menos de 7.2 e cinco ficaram acima de 8.0. A grande figura foi o inglês Harry Kane, que bisou e teve números extraordinários. Não há qualquer português neste elenco – Cristiano Ronaldo foi quem mais rematou (9) e até bisou, mas registou um rating de 7.6 -, embora esteja presente um jogador que já actuou na Liga portuguesa.

Confira os “onze” melhores da primeira jornada da Liga dos Campeões 2017/18.

GoalPoint-Onze-Champions-201718-J1-infog
Clique para ampliar

Alisson (Roma) 7.6 – O guarda-redes foi o principal responsável pelo nulo entre Roma e Atlético de Madrid, com nove defesas (o máximo da ronda), seis delas a remates dentro da grande área.

Kimmich (Bayern M.) 7.4 – O Bayern venceu facilmente o Anderlecht, e o lateral-direito alemão marcou um dos golos bávaros, para além de ter registado uma assistência.

John Stones (Man. City) 8.9 – Mal-amado por muitos, Stones fez uma bela partida ante o Feyenoord. O central foi quem mais interagiu com a bola (148 vezes), acertou 131 de 134 passes e fez dois dos quatro golos dos “citizens”.

Sérgio Ramos (Real Madrid) 7.9 – Marcou um grande golo, mais um na Liga dos Campeões. Apesar de não ter sido um daqueles tentos decisivos no último minuto, foi através de um pontapé acrobático.

Filipe Luis (Atl. Madrid) 7.8 – O Atlético atacou bem mais do que defendeu, em Roma, e o lateral brasileiro contribuiu para tal, com cinco passes para finalização – mas também cinco desarmes.

Casemiro (Real Madrid) 7.2 – O “trinco” do Real Madrid está sempre em alta rotação. Participou em 22 duelos individuais, dos quais ganhou 13, registou três passes para finalização e nove (!) desarmes – mesmo assim não foi o máximo da jornada.

Thiago Alcântara (Bayern M.) 8.4 – Palpita-nos que Thiago Alcântara vai aparecer mais vezes neste nosso “onze”, o que não sera novidade. O médio foi quem mais desarmes realizou na primeira jornada, 11, algo espantoso para um médio-criativo. Fez três passes para ocasião, marcou um golo e ganhou 12 de 19 duelos.

Saúl Ñíguez (Atl. Madrid) 8.4 Como já referimos, o Atlético atacou muito em Roma e Ñíguez foi o seu principal catalisador. Fez seis remates, dois enquadrados, criou duas ocasiões flagrantes em três passes para finalização, fez seis desarmes e ganhou 14 de 23 duelos.

Lionel Messi (Barcelona) 8.1 – A estrela do Barcelona foi o melhor no triunfo catalão ante a Juventus. Marcou dois golos em cinco remates (três enquadrados), teve sucesso em cinco de seis dribles tentados e ganhou dez de 14 duelos.

E. Cavani (Paris Saint-Germain) 7.9 – O avançado do PSG teve uma noite em cheio na Escócia, ante o Celtic. Marcou dois golos em três remates (todos enquadrados).

Harry Kane (Tottenham) 9.1 – A grande figura da jornada. O ponta-de-lança inglês é um caso sério e mostra números de verdadeiro craque. Dois golos ao Dortmund em seis remates (dois enquadrados), quatro passes para finalização, uma assistência para golo, dois dribles certos em cinco.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-1-Champions-League-201718-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 1ª jornada da Liga dos Campeões 17/18, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na nova tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro das principais competições! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

UCL 17/18 J1STATGPRMVP
3-0
3-0
2-3
1-2
6-0
0-0
0-5
3-0
2-1
0-4
1-1
2-2
1-1
1-3
3-0
3-1