A Premier League já não é o que era. A chegada de um futebol mais global, em particular de muitos técnicos (e jogadores) estrangeiros, levou a uma natural evolução do pensamento, até dos próprios técnicos britânicos e fez com que alguns esteréotipos começassem a desaparecer.

O principal, e aquele que é mais vezes referido, é o chamado “kick and rush”. Numa sociedade que também adora rugby, era natural que os dois desportos se confundissem nalgumas características. O modelo de jogo da maioria das equipas inglesas passou, durante muito tempo, por “despachar” a bola para a frente o mais rapidamente possível, e confiar na velocidade e poder de choque dos avançados para criar desequilíbrios.

Apesar desse estilo tender a desaparecer há uma equipa nesta edição da Premier League, treinada (obviamente) por um inglês, Sean Dyche, que mantém a tradição bem viva. O Burnley, alinhando no também clássico 4-4-2, continua a pôr as suas fichas na bola longa e fé no “target man, neste caso Sam Vokes, que ontem bateu um recorde a nível europeu.

O ponta-de-lança galês, que esteve no Euro 2016 e até marcou um golo à Bélgica, ganhou ontem um total de 17 duelos aéreos, entre os 28 que disputou!

#JogadorClubeAdversárioDuel. aéreosDuel. aéreos ganhos
1VokesBurnleyW. Ham (F)2817
2NdoyeAngersNancy (F)2016
3HadjiNancyNantes (C)2414
3BentekePalaceW. Ham (C)2014
3MounieMontpellierNancy (C)1714
3BentekePalaceSwansea (F)2514
31MarcanoPortoEstoril (C)1210

Jogos dos seis principais campeonatos da Europa
Fonte: GoalPoint / Opta

Não se pense no entanto que Vokes é uma “viga” de épicas proporções. O galês tem “apenas” 1,86m, mas usa os seus 90 quilos para ganhar vantagem nos duelos, provando que a altura está longe de ser tudo no que toca às disputas aéreas.

Para ter melhor noção da enormidade que é ganhar 17 duelos aéreos em 90 minutos, vejamos a quantidade ganha pelos pontas-de-lança dos três grandes na Liga NOS… ao longo da época. André Silva (24) e Bas Dost (20) chegaram na última jornada às duas dezenas, e Mitroglou ganhou apenas nove, nos 761 minutos de jogo que leva.

Fique com a tabela dos maiores “gladiadores” aéreos da Europa neste momento:

#JogadorClubeDuel. áereos ganhos / 90m
1MounieMontpellier9,3
2VokesBurnley9,2
3BentekePalace9,0
4NdoyeAngers7,3
5PajotSt Etienne6,9
6DeyversonAlavés6,5
38Rafa LopesChaves4,1

Mínimo de 680 minutos jogados nos seis principais campeonatos da Europa
Fonte: GoalPoint / Opta

Por cá também temos indefectíveis da “bola directa para a frente”, embora com “feitos” bem menos vistosos, já que o Burnley ocupa neste momento o 13º posto da Premier, cinco pontos acima da “linha-de-água”.

PARTILHAR
GoalPoint
A equipa GoalPoint procura trazer-lhe a melhor análise, estatística e opinião sobre o futebol português e internacional.