Quando, em Agosto de 2013, o Portimonense anunciou a contratação de Mu Kanazaki, a notícia gerou surpresa. Na altura com 24 anos, o avançado já tinha cinco internacionalizações pela selecção principal do Japão e chegava directamente da Bundesliga para a Segunda Liga, a custo zero.

Em Portimão o japonês não demorou a causar impacto, mas 47 jogos e 16 golos depois, Kanazaki regressaria ao seu país, frustrado por não ter conseguido catapultar o Portimonense para a Liga NOS. A sua dedicação ao clube de Portimão ficou provada quando na pré-época do campeonato japonês regressou a Portimão para tentar ajudar os algarvios a chegar à final da Taça da Liga, na época passada, mas falhado esse objectivo, Kanazaki voltou ao Kashima Antlers.

A recompensa acabaria por chegar este fim-de-semana, e de que maneira. Com 11 golos e sete assistências, o japonês já estava a ser uma das figuras da J-League, mas o grande momento de glória chegou na final do play-off. Após ter perdido a primeira mão em casa com os Urawa Reds, o Kashima tinha uma tarefa complicada na segunda mão, mas uma vitória por 2-1 assegurou o título, e Kanazaki marcou os dois golos da sua equipa.

Com este título o Kashima Antlers qualificou-se para a fase final do mundial de clubes, e Mu Kanazaki pode, daqui a uns dias, vir a encontrar… o Real Madrid.

Deixamos-lhe os líderes de desempenho do campeonato japonês que terminou este sábado:

JogadorEquipaMédia / 90m
RematesCristianoKashiwa Reysol4,1
Passes para ocasiãoShunsuke NakamuraYokohama F. Marinos2,8
Passes certosRyota OshimaKawasaki Frontale93,1
Dribles eficazesQuenten MartinusYokohama F. Marinos3,2
Faltas sofridasJay BothroydJubilo Iwata3,4
Duelos aéreos ganhosWellingtonGamba Osaka8,4
DesarmesYasuyuki KonnoGamba Osaka3,3
IntercepçõesGen ShojiKashima Antlers4,0
AlíviosHiroyuki KimotoOmiya Ardija6,3
DefesasKrzysztof KaminskiJubilo Iwata4,1

Jogadores com um mínimo de 1540 minutos jogados
Fonte: GoalPoint / Opta

PARTILHAR
GoalPoint
A equipa GoalPoint procura trazer-lhe a melhor análise, estatística e opinião sobre o futebol português e internacional.