Até para nós já começa a ser aborrecido. Esta é a sexta edição desta rubrica na presente época e em quatro delas Lionel Messi esteve presente, ocupando o lugar cimeiro em três. Começa a ficar cada vez mais óbvio que estamos na presença de um ser sobrenatural.

 

LIONEL MESSI (Barcelona) 10.0

GoalPoint-Barcelona-Las Palmas-Spanish-La-Liga-201718-MVP
Clique para ampliar

Business as usual” para o argentino. Em dia complicado para a Catalunha, o Barcelona decidiu receber o Las Palmas à porta fechada, mas nem por isso o argentino deixou de se aplicar.

Teve intervenção directa nos três golos, marcando dois e assistindo para um, e ainda foi o recordista da jornada no que a remates (10) e dribles eficazes (também 10) diz respeito. Tudo isto só podia dar GoalPoint Rating de… 10.0!

 

MARCELO BROZOVIC (Inter) 10.0

GoalPoint-Benevento-Inter-Italian-Serie-A-201718-MVP
Clique para ampliar

Dêem as boas-vindas ao primeiro jogador europeu a ter a nota perfeita esta época. As honras cabem ao croata Marcelo Brozovic, autor dos dois golos da vitória do Inter em Benevento, um deles com um brilhante livre directo.

Mas o jogo de Brozovic foi bem mais que isso. A actuar como médio-ofensivo, criou um total de oito ocasiões de remate para os seus colegas, cinco delas de bola corrida, e praticamente não falhou um passe, dos 62 que tentou, algo raro para quem joga nestas zonas do campo. Brilhante.

 

DRIES MERTENS (Napoli) 9.0

GoalPoint-Nápoles-Cagliari-Italian-Serie-A-201718-MVP
Clique para ampliar

Também de Itália, e do agora líder isolado Nápoles, chegou a terceira melhor exibição do fim-de-semana. Na recepção ao Cagliari, os napolitanos golearam como é costume, e Dries Mertens foi a grande figura da partida.

A assistência para o golo de Hamsik é uma delícia, concretizando também ele um golo, através de um penálti que o próprio conquistou. Se a isto tudo juntarmos o facto de ter sido o maior criador de ocasiões (cinco) e driblador (também cinco) da partida, fica mais que explicado o seu rating.

 

LUIS ALBERTO (Lazio) 8.7

GoalPoint-Lazio-Sassuolo-Italian-Serie-A-201718-MVP
Clique para ampliar

Quem? Estarão a perguntar alguns. Luis Alberto é um médio-ofensivo espanhol, de 25 anos, que está a ter provavelmente a melhor época da sua carreira. Chegou à Lazio na época passada, mas só agora pegou de estaca.

Na goleada ao Sassuolo foi, destacadamente, o homem mais importante da partida, tendo intervenção (dois golos e uma assistência) nos primeiros três tentos com que os romanos iniciaram a reviravolta. A beleza dos mesmos também merece ser apreciada, e Luis Alberto é um nome a ter em conta esta época.

 

PHILIPPE COUTINHO (Liverpool) 8.5

GoalPoint-Newcastle-Liverpool-English-Premier-League-201718-MVP
Clique para ampliar

Curiosamente, logo de seguida apareceu um homem que já jogou com Luis Alberto (ou vice-versa) no Liverpool.

Após transferência gorada, o brasileiro Coutinho está definitivamente a regressar à melhor forma, e mesmo com os “reds” a só levaram de Newcastle um empate, o “camisola 10” esteve em grande. Marcou um golaço “à Coutinho” e terminou o jogo como o mais rematador, maior criador de ocasiões e ainda o terceiro melhor no capítulo do desarme. Venham mais destas Philippe.

 

QUADRO RESUMO:

GoalPoint-Tops-ot-EuroTops-Round-171002-infog
Clique para ampliar