Pela primeira vez desde que lançámos esta rubrica há um português no topo, e logo com a nota máxima. Gonçalo Guedes está a ser uma das sensações deste início de época na Europa, e confirmou os bons sinais que já vinha deixando, ao ser a grande figura da goleada do Valência sobre o Sevilha.

 

GONÇALO GUEDES (Valência) 10.0

GoalPoint-Valencia-Sevilla-Spanish-La-Liga-201718-MVP
Clique para ampliar

Neymar 8.40, Messi 8.15, Dybala 7.61, Vidal 7.25, Thiago Alcântara 7.08, Malcolm 7.02 e De Bruyne 7.00. Nada como citar os poucos nomes que o superam ao nível do GoalPoint Rating, para melhor explicar a sensacional época que está a fazer o jovem português.

Contra o Sevilha, onde fez provavelmente o melhor jogo da carreira, Guedes marcou dois golaços, ofereceu cinco remates – um deles resultante em golo – e ainda lhes juntou mais uns “truques”.

 

MEMPHIS DEPAY (Lyon) 8.9

GoalPoint-Troyes-Lyon-French-Ligue-1-201718-MVP
Clique para ampliar

O Lyon parece estar a regressar ao grande futebol de outros tempos e, depois de na semana passada ter batido o Mónaco e colocado Nabil Fekir no topo desta lista, desta vez é Memphis Depay a brilhar.

Em Troyes o holandês fez um “hat-trick” e acertou mais duas vezes na baliza, conseguindo ainda ser o maior autor de passes para finalização (três) da partida. Como seria se não tivesse falhado ainda duas ocasiões flagrantes?

 

MESUT ÖZIL (Arsenal) 8.6

GoalPoint-Everton-Arsenal-English-Premier-League-201718-MVP
Clique para ampliar

Numa semana em que se deu como certa a sua transferência para o Manchester United em Janeiro, Mesut Özil pôs os adeptos do Arsenal “a chorar” pelas saudades que pode vir a deixar.

Para além de ter marcado um golo (curiosamente de cabeça), foi responsável por oito dos 19 passes para remate criados por jogadores dos “gunners”, tendo um deles resultado no golo de Lacazette.

 

MARIO GASPAR (Villarreal) 8.4

GoalPoint-Villarreal-Las Palmas-Spanish-La-Liga-201718-MVP
Clique para ampliar

O nome mais low-profile da lista. Este lateral-direito espanhol formado no “submarino amarelo” voltou a afundar o Las Palmas, que já está em zona de despromoção.

Mario Gaspar marcou o segundo golo da sua equipa com um remate de pé esquerdo de fora da área, mas foi também muito importante a defender, terminando como melhor da partida no capítulo dos desarmes e das intercepções.

 

HARRY KANE (Tottenham) 8.3

GoalPoint-Tottenham-Liverpool-English-Premier-League-201718-MVP2
Clique para ampliar

A recepção do Tottenham ao Liverpool era dos jogos mais aguardados do fim-de-semana e não desiludiu. Se apostas houvesse para aquele que seria o melhor em campo, Harry Kane, pela forma em que se encontra, lideraria as odds, e assim foi.

O inglês marcou mais dois golos, ofereceu outro e foi responsável por metade dos remates que a sua equipa efectuou à baliza de Mignolet. Se nada disso surpreende, o facto de ter sido o driblador máximo da sua equipa foi a cereja no topo do bolo.

 

QUADRO RESUMO:

GoalPoint-Tops-ot-EuroTops-Round-171023-infog
Clique para ampliar