Depois de Marco Parolo (Lazio) ter sido o melhor da semana na primeira edição desta rubrica, volta a chegar de Itália o melhor GoalPoint Rating conseguido nos últimos sete dias. Alejandro Gómez, médio-ofensivo da Atalanta, foi o seu autor, confirmando frente ao Palermo a grande temporada que tem vindo a fazer.

GoalPoint-Melhores-da-semana-Europa-201617-2-infog
Clique para ampliar

ALEJANDRO GÓMEZ 9.6
Palermo 1-3 Atalanta

Está na hora da Europa começar a reparar neste jogador. É certo que já tem 28 anos, mas a jogar a este nível ainda pode sonhar com voos mais altos. Esta jornada em Palermo, marcou um golo e assistiu para outro (do benfiquista Cristante), subindo para nove golos e cinco assistências a sua contabilização esta época. Mas o 9.6 não acontece “apenas” por isso: para lá do envolvimento directo em dois golos, Gómez criou um total de nove oportunidades, completou sete dos seus nove cruzamentos, e acertou 89% dos passes. Se a Atalanta se encontra neste momento em quinto, bem lhe pode agradecer.

LUIS SUÁREZ 9.4
Alavés 0-6 Barcelona

Ao contrário de Gómez, Suárez dispensa apresentações. Foi a figura central da goleada do Barça no terreno do Alavés, apontando dois golos e duas assistências, mas os seus números não se ficam por aí. Para além do envolvimento directo em quatro golos, ainda lhes somou mais três remates e dois passes para ocasião, subindo o seu rating médio da época para 6.62, o que o coloca no top-5 da liga espanhola neste momento, junto dos dois colegas de trio de ataque, Messi e Neymar.

KYLIAN MBAPPÉ 9.1
Monaco 5-0 Metz

O Monaco de Leonardo Jardim continua a sua época triunfante, de goleada em goleada. Entre os vários jovens que o técnico português tem lançado, Kylian Mbappé é um dos que tem deixado mais “água na boca”. O extremo francês tem apenas 18 aninhos, e nos escassos 699 minutos que jogou na liga francesa já soma sete golos e cinco assistências, ou seja, está envolvido directamente num lance de golo a cada 58 minutos! Contra o Metz, Mbappé acertou na baliza nos cinco remates que efectuou, e três deles resultaram em golo. Que diamante este que Jardim tem em mãos.

FRANCOIS KAMANO 8.8
Caen 0-4 Bordeaux

É mais um diamante com origens africanas a jogar em França, este já internacional pelá Guiné-Conácri. Kamano foi a grande figura da goleada infligida pelo Bordeaux ao Caen na passada quarta-feira, apontado dois golos, ambos na sequência de jogadas individuais, mas não só. A actuar a partir do flanco esquerdo, o jovem de 20 anos foi um grandíssimo quebra-cabeças, e criou três oportunidades para os seus companheiros, concretizando ainda cinco das nove tentativas de drible que efectuou.

RYAD BOUDEBOUZ 8.6
Nancy 0-3 Montpellier

Para quem segue o campeonato francês, é um nome que já não é desconhecido. Boudebouz é um médio-ofensivo argelino de 26 anos, que apesar de jogar no modesto Montpellier é um dos melhores jogadores a actuar na Europa na sua posição. Os mais atentos terão reparado que ficou num impressionante 38º lugar na nossa PEPITA DE OURO 2016, algo que só surpreende quem nunca o viu jogar. Contra o Nancy, Boudebouz criou seis oportunidades, das quais duas resultaram em assistência para golo, e voltou a espalhar a sua excelente técnica individual, concretizando seis dribles com eficácia. Com um GoalPoint Rating médio de6.57, ocupa o quarto lugar no top jogadores da Ligue 1.

Menções honrosas

Na semana passada o melhor português da semana tinha sido Bernardo Silva, e esta semana essa menção volta a ir para outro médio do Mónaco, desta vez, João Moutinho. O ex-Porto não marcou nem assistiu, mas criou nada menos que sete(!) oportunidades, terminando o jogo com um rating de 7.9. Outros destaques:

Falcao (Monaco) 8.1Dalbert (Nice) 7.1Bernardo Silva (Monaco) 7.1Djuricic (Sampdoria) 7.0 e Lucas Lima (Nantes) 7.0 foram outras caras conhecidas em bom plano.

Clique para conferir os melhores das semanas anteriores:

⚽ Semana #1