Portugal irá disputar a Liga A da recém-criada UEFA Nations League, ou Liga das Nações da UEFA. Os campeões da Europa estarão numa espécie de primeira divisão desta nova competição, que terá quatro ligas (de A a D), cujas equipas foram distribuídas tendo como base o Ranking de Coeficientes de Selecções Nacionais da UEFA (clique no link para mais informação).

A acompanhar Portugal estarão as mais fortes equipas europeias do momento. A saber: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polónia, Islândia, Croácia e Holanda. O sorteio, agendado para 24 de Janeiro de 2018, irá distribuir estas selecções por quatro grupos de três equipas cada, que jogarão entre si – a fase de grupos será disputada em seis jornadas, visto que as Ligas C e D terão grupos de quatro equipas, entre 6 de Setembro e 20 de Novembro de 2018.

Estrutura e funcionamento da Liga das Nações (clique para ampliar)

As selecções que ganharem os quatro grupos da Liga A seguem para uma fase final de quatro equipas, a jogar entre 5 e 9 de Junho de 2019 (anfitrião a definir em Dezembro de 2018), para se encontrar o vencedor da Liga das Nações da UEFA. Os últimos classificados de cada agrupamento “descem” de divisão para a Liga seguinte, e os primeiros “sobem de divisão”.

Esta prova terá ainda implicações do que toca ao apuramento para o EURO-2020. As quatro selecções de cada Liga mais bem posicionadas do ranking do organismo que não se qualifiquem para esse EURO 2020 através da qualificação disputarão um “play-off” em Março de 2020, com uma vaga a atribuir a cada agrupamento na grande competição continental desse ano.