O GoalPoint chegou ao Japão. A chegada da nossa “nau” é exploratória e em contingente reduzido, tal como sucedeu em 1543, mas não deixa de ser simbolicamente importante, sobretudo para quem como nós iniciou uma abordagem ao futebol sem qualquer expressão prévia no país onde nos orgulhamos de ter nascido, como pessoas, como projecto e depois como empresa.

Após uma primeira colaboração focada no impacto positivo de Shoya Nakajima (Portimonense) na Liga NOS, a World Soccer Digest, a melhor revista japonesa de futebol, convidou-nos a identificar e fundamentar a escolha dos dez melhores médios da actualidade, com base no nosso algoritmo GoalPoint Ratings.

World-Soccer-Digest-GoalPoint-01O trabalho foi publicado na última edição da revista e merece destaque de duas páginas. Se sente tantas “dificuldades” no japonês como nós, pode encontrar neste link a versão inglesa do conteúdo que preparámos para a WSD, um trabalho de grande qualidade preparado e redigido por Hernâni Ribeiro e Tiago Estevão, com edição de Pedro Tudela e tradução de Yoichi Igawa.

Após diversas colaborações de menor expressão com diversos meios de comunicação social nacionais, que muito nos orgulham, não deixa de ser tão curioso quão pouco surpreendente ver chegar primeiro, de uma cultura  teoricamente tão distante, o reconhecimento, o desejo de inovação e o merecido destaque ao trabalho de enorme qualidade e proporcional originalidade que esta equipa é capaz de produzir, numa das vertentes profissionais às quais nos dedicamos.

Chegar ao Portugal mediático será bom mas pelos vistos chegámos primeiro ao Japão. E porque não?

Pelo caminho gostaríamos de agradecer a todos os profissionais, da comunicação, do futebol comunicado e até do jogado, as muitas recomendações e outras tantas reclamações de maior atenção nacional para com o nosso trabalho. Não os citamos para não ferir susceptibilidades mas agradecemos e anotamos os seus nomes no diário de bordo desta nau.

PARTILHAR
Pedro Cunha Ferreira
Desempenhou entre 2011 e 2013 os cargos de Secretário-Geral da SAD do Sporting Clube de Portugal, Director da Equipa B e da Academia Sporting. É um dos fundadores da GoalPoint Partners.