O GoalPoint nasceu a 13 de Junho de 2014, nessa altura ainda como um projecto experimental, num futebol português em que a análise objectiva do desempenho de jogadores, treinadores e equipas não era tema.

Decidimos assinalar a data indicando dez exemplos do que fomos oferecendo a quem nos acompanha. Basta clicar nas imagens para ser direccionado para o(s) artigo(s) que quiser descobrir ou revisitar.

Obrigado pela preferência!

1. Portugal jogou pouco para um campeão europeu?

Opinião | Portugal, o (raro) exemplo de justiça poéticaA questão foi tema de discussão (e crítica) recorrente ao longo do Euro 2016, embora com maior incidência antes de ficar claro, ainda antes do golo de Éder, que a Selecção iria protagonizar uma caminhada histórica. Mas tinham os críticos razão ou tudo não passou de um típico exemplo luso de excessiva exigência em causa própria? Nós demos a resposta, neste link.

 

2. Benfica ou Sporting, quem mereceu ser campeão?

Benfica vs. Sporting | Quem merece ser campeão Liga NOS 15/16?A Liga NOS 2015/16 foi especialmente “aquecida” e posteriormente disputada, com o Sporting de Jorge Jesus a liderar e depois perseguir o Benfica até à última jornada. Já após a ultrapassagem dos “encarnados” surgia a dúvida, sustentada até nas afirmações do treinador leonino: quem “jogou mais”? Como não podia deixar de ser, decidimos analisar os números e responder, dentro do possível e, mais do que demonstrar quem mais jogou, deixar claro o porquê de o Sporting não ter quebrado o jejum.

 

3. Football Manager: E se a Liga NOS fosse a melhor do mundo?

FM 2016: E se a melhor Liga do mundo fosse... a Liga NOS?O gaming também ocupa lugar na nossa agenda, com o Football Manager e a série FIFA a surgirem como temas recorrentes. No primeiro caso, contamos quase sempre com a preciosa ajuda do Bruno Gens, o responsável pela pesquisa nacional do célebre jogo de simulação. O caso mais popular passou pela simulação do regresso das principais vedetas vendidas ao longo dos anos pelos “grandes”, posteriormente reproduzida por youtubers de FM e FIFA. Uma história original e divertida de se ler.

 

4. Os 33 magníficos da Liga NOS

GoalPoint-33-melhores-Liga-NOS-201617-1Desde o início que elegemos os melhores da Liga NOS, mas apenas nas últimas duas épocas o fazemos com recurso ao nosso algoritmo GoalPoint Ratings, encontrando os 33 melhores jogadores (três por posição) da Liga, no plano estatístico. A edição mais recente (2016/17) foi também a mais lida.

 

5. Pode a estatística ajudar a encontrar o jogador certo?

Pode a estatística encontrar um "novo" Renato Sanches?Tendo a GoalPoint uma área de actividade paralela aos conteúdos que oferecemos, mais dirigida ao segmento profissional do futebol, nem por isso deixamos de oferecer alguns exemplos, devidamente adaptados, de como a estatística pode apoiar a prospecção e escolha de alvos no futebol. A nossa “procura” de um segundo Renato Sanches no futebol europeu acabou por ser o artigo mais lido neste segmento, o que se compreende face ao impacto que o jogador teve na época passada.

 

6. Um apelo (infelizmente) sempre actual

goalpoint-editorial-nao-se-rendam-ao-pantano-do-futebol-portuguesOs artigos de opinião GoalPoint não são frequentes, até porque a dita é algo que procuramos evitar no que fazemos. Mas apesar da escassez, estes artigos não deixam de ser muito lidos sempre que os publicamos. O artigo mais lido acaba por, infelizmente, ser tão ou mais actual hoje do que no momento em que foi publicado.

 

7. Não perdemos de vista os emprestados

GoalPoint-Emprestados-1617Para lá do acompanhamento que fazemos das diversas competições nacionais e internacionais, não perdemos de vista, pelo segundo ano consecutivo, aquilo que os (muitos) jogadores cedidos pelos “grandes” vão produzindo, uma rúbrica que reúne grande popularidade entre os goalpointers.

 

8. Quando os escolhemos… não é por acaso

GoalPoint-Krovinovic-MoneyBall-Player-2017Escolhemos anualmente um ou dois jogadores que, pelo seu desempenho, dão sinais de constituirem as chamadas “pechinchas” promissoras que a estatística pode ajudar a identificar. Chamamos-lhe GoalPoint MoneyBall Player, e o exemplo mais recente (e mais lido) faz capa precisamente hoje: parece que Krovinovic está na Luz para assinar pelo Benfica. Logo… se calhar é rúbrica a acompanhar no futuro.

 

9. Como se compara Jesus aos seus antecessores?

Jorge Jesus Sporting CPPassados dois anos de Jorge Jesus no Sporting, decidimos comparar o seu desempenho com o dos seus antecessores mais recentes, num momento em que a continuidade do “mestre da táctica” era ainda uma questão em aberto. Talvez por isso este artigo apareça como um dos mais lidos do último ano.

 

10. Reforços, Reforços e mais reforços

FC Porto | Cinco reforços por 20 milhõesOs artigos que dedicamos aos reforços do futebol português acabam por popular a nossa lista de conteúdos mais lidos de sempre, sejam as análises das contratações confirmadas ou as sugestões do nosso “scouter” observacional de serviço, Miguel Pontes. Um dos seus artigos de sugestões para o FC Porto continua a ocupar o top dos artigos mais lidos de sempre do GoalPoint.

PARTILHAR
GoalPoint
A equipa GoalPoint procura trazer-lhe a melhor análise, estatística e opinião sobre o futebol português e internacional.