Scouting: Van Dijk, o central a contratar

Em mais uma análise de scouting GoalPoint feita analisamos um central que tem confirmado a sua enorme qualidade.

O holandês procura afirmar-se na Escócia mas certamente tendo outros destinos em mente
O holandês procura afirmar-se na Escócia mas certamente tendo outros destinos em mente

Virgil Van Dijk é um jovem central holandês de 23 anos que joga actualmente pelos escoceses do Celtic. Com a formação feita na Holanda, mais precisamente no Groningen, destaca-se pela excelente capacidade física mas também pela liderança em campo. Joga na Escócia há duas épocas e o timing de contratação parece ser, neste momento, perfeito para qualquer clube que pretenda um central de enorme qualidade.

“Patrão” com técnica

Virgil Van Dijk tem sido sempre titular no Celtic e é dos melhores jogadores desta equipa escocesa. Um central de confiança que raramente comete erros, tem qualidade técnica para sair a jogar e é muito bom no tempo de corte da bola.

Virgil é um central com alguma qualidade na saída de bola, sendo um jogador que não só tenta passar aos seus colegas da defesa, como arrisca bastante avançando com a bola no terreno, de modo a acelerar a transição ofensiva. Fez uma média de 28,5 passes em seis jogos na edição da época passada da Champions, com ainda uma média de 3,2 passes longos com acerto.

Van Dijk é forte na marcação individual, fazendo uso da sua estatura (1,93m) nas disputas. Dos duelos aéreos com os adversários ganhou cerca de 70%, número muito favorável para um central. Fez uma média de 1,3 desarmes, 2,7 intercepções e tem uma média de faltas cometidas de apenas 0,8 por partida. A nível de alívios fez cerca de 5,7 em seis jogos e foi apenas driblado uma vez por um adversário.

Crescimento com tempo

Sendo que é ainda um jovem, tem ainda muito tempo de evolução à sua frente. Apresenta um potencial fantástico para poder melhorar ainda a sua capacidade de colocar os adversários em fora-de-jogo, pois apenas o fez com sucesso 0,3 vezes.

É um defesa com capacidade para um clube bem maior, visto que é internacional pela Holanda e é, sem dúvida, dos defesas mais seguros e competentes a actuar numa Liga europeia

Sendo que está avaliado em cerca de 5/6 milhões de euros, este é um jogador que poderá representar uma grande mais-valia financeira futura para quem o conseguir contratar ao Celtic, que poderá apresentar alguma resistência em perder a grande pedra basilar do seu sector defensivo.

Nome: Virgil Van Dijk
Clube: Celtic FC  (Escócia)
Nacionalidade: Holandesa/Surinamesa
Nascimento: 1991-07-08 (23 anos)
Posição: Defesa-central
Pé Preferencial: Direito
Altura: 1,93m
Peso: 88 kg
Valor de mercado: 5-6M€
Contrato até: Junho, 2017
Recomendação GoalPoint*: clube do segmento médio/alto.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Ligados principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)

PARTILHAR
Miguel Pontes
Engenheiro civil de formação, actualmente na Deloitte, tem dado sequência à sua paixão pela vertente técnica e táctica do futebol, com passagens pelo CF Benfica (Scouting), SG Sacavenense (como técnico adjunto nos sub19 e posteriormente na área de scouting) e colaborações com a Belenenses SAD e diversos agentes.