O médio do Sporting, William Carvalho, é um dos dez melhores médios-centro-defensivos do futebol europeu. Quem o diz é o site inglês de análise e estatística de futebol, Squawka.

Num artigo onde identifica os melhores “trincos” a actuar no futebol europeu, Oliver Young Myles elabora uma lista com os dez jogadores nesta nuclear posição que dominam na Europa, e nela surge o internacional português, que recebe uma alcunha curiosa. “Um médio que é um autêntico ‘homem-montanha’, William Carvalho tem sido um dos mais aclamados jogadores na sua posição, desde que surgiu na primeira equipa do Sporting CP, em 2013-14″, escreve o site inglês, que detalha. “Carvalho é especialista em cortar o jogo adversário graças ao seu astuto sentido posicional, que lhe permite realizar intercepções vitais em frente à sua defesa”. E suporta esta ideia logo a seguir. “Nenhum jogador somou mais intercepções que Carvalho (7) na campanha de sucesso de Portugal no Euro 2016 e desde então desenvolveu outras facetas do seu jogo, como o drible – completou com êxito as dez tentativas que soma na Liga esta temporada.”

Nesta lista figuram ainda dois jogadores que já passaram por Portugal. Em sexto lugar surge o ex-benfiquista Nemanja Matic, do Manchester United de José Mourinho, e no primeiro posto aparece Casemiro. O brasileiro, que já passou pelo FC Porto, é visto como peça-chave na formação de Zinédine Zidane, com “mais do dobro dos desarmes (12 que qualquer um dos companheiros de equipa no Real”.