A Liga dos Campeões 2021/22 terminou, com (mais uma) vitória do Real Madrid, fechando o calendário europeu de clubes como é hábito. Encontrado o vencedor, é hora de recordar os feitos dos heróis que fizeram história nesta edição. À boleia da noite inesquecível de Tibault Courtois decidimos desta feita revisitar as dez melhores exibições individuais da prova (com um repetente), com base nos nossos GoalPoint Ratings. Será que ainda te lembras facilmente de todas?
Esta temporada tivemos três ratings perfeitos (10.0), que estão, obviamente, presentes neste apanhado de exibições memoráveis, e curioso o facto de haver um “bombo da festa”, o Club Brugge, vítima de quatro craques aqui representados – em três encontros. Um top-10 que inclui ainda dois “tugas” e um brilharete à custa de um clube português. Vamos a eles.
10. Karim Benzema 9.3
Shakhtar Donetsk 🆚 Real Madrid
Fase de Grupos – Jornada 3
Para muitos, Karim Benzema foi o grande jogador da época na Champions League, principal responsável pela conquista do 14º troféu por parte do Real Madrid, e a sua influência começou cedo. Logo na terceira jornada da fase de grupos foi à Ucrânia ajudar a golear o Shakhtar por 5-0. Além do golo que marcou, Benzema fez uma assistência, foi o mais rematador, com sete disparos, quatro enquadrados, fez dez passes ofensivos valiosos, somou dez acções com bola na área contrária, completou quatro de cinco tentativas de drible e somou seis conduções aproximativas. Estupendo, mas era só o início.
9. Karim Benzema 9.3
Real Madrid 🆚 Paris Saint-Germain
Oitavos-de-final – 2ª Mão
Nos oitavos-de-final, o francês voltou a brilhar, agora ante os compatriotas do PSG, que haviam ganho 1-0 em Paris, na primeira mão. Na segunda, Mbappé marcou na primeira parte e ampliou a vantagem dos gauleses na prova, só que no segundo tempo, Benzema “abriu o livro” e apontou um extraordinário “hat-trick” em apenas 17 minutos. E voltou a ser o mais rematador do jogo, com sete disparos, cinco enquadrados, somando extraordinárias 15 acções com bola na área contrária. Karim repetiu o rating que atingiu ante o Shakhtar, mas com umas “pózinhos” (centésimas) acima.
8. Riyad Mahrez 9.3
Club Brugge 🆚 Manchester City
Fase de Grupos – Jornada 3
Primeiro jogo com o Club Brugge como vítima. O Manchester City foi à Bélgica golear e o argelino Riyad Mahrez arrasou. O extremo marcou dois dois golos (e que golos), enquadrou três de cinco remates, fez dois passes para finalização e ainda ganhou uma grande penalidade. Uma exibição para mais tarde recordar, que lhe valeu uma nota ligeiramente superior às anteriores de Benzema.
7. Sébastien Haller 9.4
Sporting 🆚 Ajax
Fase de Grupos – Jornada 1
Esta é de má memória para o futebol português – embora o Sporting tenha recuperado mais tarde e garantido o apuramento. O Ajax foi a Alvalade golear o “leão” e Haller – que terminou como terceiro melhor marcador da prova, com 11 tentos – fez um “poker”. Quatro golos em quatro remates enquadrados, com o costa-marfinense a ganhar ainda três de cinco duelos aéreos ofensivos e a receber 11 passes aproximativos.
6. Robert Lewandowski 9.5
Bayern 🆚 Salzburg
Oitavos-de-final – 2ª Mão
A Champions do Bayern acabou mais cedo do que o costume, às mãos do surpreendente Villarreal, mas o polaco Lewandowski manteve a bitola, terminando como segundo melhor marcador da competição, com 13 golos. Na segunda mão dos oitavos-de-final, ante o Salzburg, o ponta-de-lança não foi de modas e fez um “hat-trick”, resultado de oito remates, quatro enquadrados (ambos máximos), registou uma assistência e ganhou duas grandes penalidades.
5. Bruno Fernandes 9.5
Manchester United 🆚 Atalanta
Fase de Grupos – Jornada 3
O Manchester United teve uma época para esquecer, a nível interno e europeu, mas nos fogachos que foi mostrando, o português Bruno Fernandes esteve em plano de evidência. Na recepção à Atalanta, na terceira jornada da fase de grupos, o português realizou uma exibição estupenda, com uma assistência, três ocasiões flagrantes criadas em oito passes para finalização (ambos máximos), dois passes de ruptura e ainda fez cinco acções defensivas no meio-campo contrário.
4. Kylian Mbappé 9.7
Paris Saint-Germain 🆚 Club Brugge
Fase de Grupos – Jornada 6
O homem do momento – pela nega ao Real e renovação pelo PSG – também fez “gato-sapato” do Club Brugge, embora nesta partida da sexta jornada da fase de grupos o melhor em campo tenha sido outro (já lá vamos). Mbappé fez dois golos em cinco remates, três enquadrados, mais uma assistência em três passes para finalização, fez seis conduções aproximativas e completou cinco de seis tentativas de drible.
.@ChampionLeague | PSG 2 x 0 Brugge
Outra vez Mbappé… Parece fácil! 🥵#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/xylv1je8Z6
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) December 7, 2021
3. Thibaut Courtois 10.0
Liverpool 🆚 Real Madrid
Final
Esta é recente. Na final da Liga dos Campeões, o belga Thibaut Courtois fez uma exibição perfeita, perante um Liverpool muito ofensivo. O guardião do Real Madrid realizou nove defesas, sete a remates na sua grande área, e evitou 2,6 golos, na diferença entre defesas e Expected Saves (xSaves), ou defesas esperadas. Fenomenal.
🤩 Final da @ChampionsLeague | @LFC 0 x 1 @realmadrid
O Real depois deste jogo tem que fazer uma estátua ao Courtois 😱#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/MRNYKdrCCN
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) May 28, 2022
2. João Cancelo 10.0
Manchester City 🆚 Club Brugge
Fase de Grupos – Jornada 4
O segundo português nesta lista é João Cancelo, que também fez o que quis do Club Brugge, neste caso em casa. O lateral do Manchester City fez incríveis três assistências, em sete passes para finalização, realizou um passe de ruptura, acertou uma vez no ferro, fez 14 passes aproximativos e dez super aproximativos (máximo da prova… o dobro dos segundos), acertou 97 de 107 passes e oito de dez longos e registou 135 acções com bola. Uff!
1. Lionel Messi 10.0
Paris Saint-Germain 🆚 Club Brugge
Fase de Grupos – Jornada 6
Este Top 10 chega ao fim com um homem que realizou uma época bem abaixo do que nos habituou no passado, mas das poucas vezes que esteve ao seu nível… esteve ao seu nível. O 10.0 que Lionel Messi conseguiu frente ao Clube Brugge (mais uma vez) foi o mais alto da época na Liga dos Campeões, pois caso o nosso Antunes não colocasse o “tecto” aos GoalPoint Ratings, o argentino teria chegado aos 10.9 (a nota de Cancelo seria 10.8). “La Pulga” bisou em cinco remates, três enquadrados, criou duas ocasiões flagrantes em quatro passes para finalização, registou dez passes ofensivos valiosos, dez aproximativos e três super aproximativos, fez sete conduções aproximativas e quatro super aproximativas e ainda ganhou uma grande penalidade. “Messinices”….
A 1ª parte de Messi 🇦🇷 no #PSGCLU:
2/3 remates enquadrados
2 passes p/ ocasião flagrante
33 passes certos (92%)
4 conduções aproximativas
45 posses (5 perdas)
… e este golo ⭐️#ChampionsELEVENpic.twitter.com/q9BiYeYPTh— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) December 7, 2021
Os Tops da época da Champions 21/22
Para fechar, os líderes das principais variáveis da Liga dos Campeões de 2021/22, em valores absolutos, com o Real Madrid a dominar cinco delas.