10 talentos emergentes saídos da Liga das Nações

-

Milot Rashica – Werder Bremen – Kosovo

GoalPoint-UEFA-Nations-League-2018-Milot-Rashica-infog
Clique para ampliar

Milot Rashica já tinha por aqui sido foco de análise, após transferir-se do Vitesse para o Werder Bremen em Janeiro deste ano. Agora, é um dos jogadores de qualidade que está a elevar o Kosovo a estatuto de interesse no mundo do futebol, pouco tempo depois do início da existência da selecção. O primeiro “extremo puro” desta lista, acabou com um rating interessante devido a todo o trabalho que deu aos laterais adversários. Com 4,4 tentativas de drible e 1,2 dribles eficazes no último terço, normalmente ou era travado em falta (2,2 sofridas), ou conseguia tirar um dos seus muitos e bons cruzamentos – 5,1 por 90 minutos, com 33% de eficácia. Terminou a fase de grupos com dois golos e três assistências.

Danel Sinani – Dudelange – Luxemburgo

GoalPoint-UEFA-Nations-League-2018-Danel-Sinani-infog
Clique para ampliar

Um médio-ofensivo de 21 anos que vai somando minutos no campeonato do seu país (e agora também Liga Europa) pelo Dudelange, foi o maior destaque naquele que tem sido um dos melhores períodos de sempre da selecção do Luxemburgo. Daniel destacou-se por um elevadíssimo volume (e qualidade) de remate, com 3,7 por 90 minutos, e enquadrou 58% dos seus tiros de fora de área, colocando 80% de remates. Somou ainda 2,4 passes para finalização e uma eficácia de passe de 82% no último terço. Seis jogos, três golos e três assistências. Dificilmente um luxemburgês sonharia com isto numa prova oficial se não fosse a Liga das Nações.

Enis Bardhi – Levante – Macedónia

GoalPoint-UEFA-Nations-League-2018-Enis-Bardhi-infog
Clique para ampliar

Um dos elementos mais conhecidos desta lista pela qualidade que já demonstrou pelo Levante e pelos golos de elevada qualidade que já fez na La Liga, Enis Bardhi foi um dos médios-centros titulares nesta sequência interessante da Macedónia. Apesar de jogar no “miolo”, somou 3,7 remates – incluindo 1,5 livres directos por 90 minutos, dos quais enquadrou 50%. E no passe mostrou-se também com firmeza: 73% de eficácia nos passes para a frente e acerto em 75% dos seus 10,6 passes longos – muito bom a “lançar” os seus colegas a partir de trás. Acabou ainda com 1,3 dribles eficazes e 6,9 recuperações de posse: um médio completo. Já em 2017 o havíamos destacado no “onze” da fase de grupos do Euro Sub-21.

Ole Solnaes – Saint-Etienne – Noruega

GoalPoint-UEFA-Nations-League-2018-Ole-Selnæs-infog
Clique para ampliar

Já com 24 anos e titular como médio mais recuado do Saint-Étienne, Ole Solnaes está no limite de idade e “fama” para esta secção, mas fez-se notar de forma inegável nesta competição. Defensivamente destacam-se os 2,0 desarmes completos e 8,8 recuperações de posse. Com bola, conduziu o fio de jogo norueguês, manteve 77% eficácia de passe mesmo no último terço e 68% de passes longos certos – rácio muito interessante para alguém que executa 12,8 por jogo, mantendo ainda 63% de eficácia nos 6,8 que são apontados ao último terço. Como bónus conseguiu finalizar o torneio com 100% de eficácia nas suas variações de flanco (1,8 por 90m).

Giorgi Chakvetadze – Gent – Geórgia

GoalPoint-UEFA-Nations-League-2018-Giorgi-Chakvetadze-infog
Clique para ampliar

Chakvetadze mostrou tanta qualidade que acabou mesmo com o melhor Goalpoint Rating da Liga das Nações – qualidade essa que espalha também pela Liga belga e que mereceu todo um artigo na nossa secção de scouting (link). A actuar a partir da esquerda do ataque da selecção da Geórgia, o médio-ofensivo terminou não só com quatro golos, mas também com 2,5 remates de bola corrida, 2,7 passes para finalização e 0,5 passes de ruptura. Manteve ainda 84% de eficácia de passe no meio-campo adversário e mostrou qualidade no um-para-um, com 3,2 dribles eficazes. O Barcelona seria um salto enorme, mas o interesse do gigante catalão é justificável.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.