13 reforços em destaque no arranque da Liga 22/23 ⭐

-

A Liga bwin 2022/23 vai na sétima jornada e já é possível perceber o impacto os reforços mais utilizados estão a ter momentos de forma das equipas. Muitas caras novas acabam por não vingar, outras demoram o seu tempo a afirmar-se, mas há também aqueles que, com sorte e/ou engenho, não perdem tempo para mostrar qualidade, e da mensurável. Partimos então à descoberta dos melhores GoalPoint Rating ao momento, entre os reforços da Liga.

O critério proposto é muito simples: entre os reforços contratados neste verão pelos clubes da Liga bwin destacamos apenas jogadores que cumpriram mais de metade dos minutos possíveis até ao momento (315) e que atingiram um rating consolidado igual ou superior a 6.0. Explicado o “filtro” vamos a eles.

13. Enzo Fernández 🇦🇷 (Benfica)

Posição: Médio-centro
Idade: 21 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Enzo-Fernández-infog

A presença de Enzo é, certamente, uma das mais consensuais de entre o lote de 13 jogadores que obedecem aos critérios e haverá muitos que até esperariam vê-lo no lugar cimeiro do ranking. Enzo pode não apresentar o rating mais elevado (a terceira e quinta jornadas têm aqui influência, pelas notas mais baixas) mas isso não apaga o estrondo com que chegou e assumiu a batuta do meio campo do Benfica, com classe, visão, inteligência, técnica e entrega ao jogo. Beneficiando do andamento com que chegou, de uma Liga em curso, resta saber se a “pilha” do o argentino chegará para toda a época mas, até ver, está como o coelhinho Duracell: trabalha muito e dura, dura, dura…

12. Vincent Sasso 🇫🇷 (Boavista)

Posição: Defesa-central
Idade: 31 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Vincent-Sasso-infog

O experiente central francês não é novo na Liga bwin, mas regressou a Portugal esta temporada, vindo do Servette (Suíça) para emprestar grande solidez ao sector defensivo dos “axadrezados”. Excelente o seu sentido posicional e a temporização que faz para realizar desarmes, é uma das pedras basilares da formação de Petit.

11. Yago Cariello 🇧🇷 (Portimonense)

Posição: Ponta-de-lança
Idade: 23 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Yago-Cariello-infog

O brasileiro chegou em 2020 para jogar no Condeixa, passou pelo União de Santarém, onde mostrou veia goleadora, e o Portimonense estava atento, contratando-o para a época 22/23. E a verdade é que o avançado já leva dois golos em quatro jogos na Liga, mostrando facilidade de remate e sangue frio na finalização.

10. Pedro Tiba 🇵🇹 (Gil Vicente)

Posição: Médio-centro
Idade: 34 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Pedro-Tiba-infog

Um velho conhecido (até do rating), com passagens por Vitória de Setúbal, Chaves, Sporting de Braga e que chega ao Gil Vicente após cinco temporadas nos polacos do Lech Poznan, para substituir Pedrinho, uma das pedras mais importantes na época passada. Tiba não tem desiludido, antes pelo contrário, oferecendo equilíbrio e trabalho, tanto a atacar como a defender. Só falta acção para golo, mas vai a tempo.

9. Danilo Veiga 🇵🇹 (Gil Vicente)

Posição: Lateral-direito
Idade: 20 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Danilo-Veiga-infog

O lateral-direito, com passagem pela formação do FC Porto, é jovem e tem dado nas vistas nos minhotos. Jogador com qualidade na condução de bola, a levá-la para o ataque, tem-se mostrado muito sólido nos aspectos defensivos, em especial na eficácia de desarme e intercepções. De manter debaixo de olho.

8. Tiago Gouveia 🇵🇹 (Estoril Praia)

Posição: Extremo-direito
Idade: 21 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Tiago-Gouveia-infog

O extremo, emprestado pelo Benfica, já leva dois golos e uma assistência em dois jogos, sendo o tento mais sonante o que marcou ao FC Porto, ajudando a roubar dois pontos aos campeões nacionais. Tiago está a assumir-se como um dos jogadores mais entusiasmantes deste início de temporada, sem medo no um contra um e de olhos postos na baliza contrária. A eficácia de drible pode melhorar, mas a frequência está lá.

7. Gabriel Silva 🇧🇷 (Santa Clara)

Posição: Extremo-direito/esquerdo
Idade: 20 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Gabriel-Silva-infog

Os açorianos tardam em chegar a patamares de consistência que lhes permitam estar numa posição mais confortável na tabela. Neste início de época, porém, têm contado com a qualidade de um jovem brasileiro, emprestado pelo Palmeiras. O extremo Gabriel Silva procura muito o drible – com sucesso razoável – e faz da velocidade e imprevisibilidade as suas principais armas.

6. Sikou Niakaté 🇫🇷 (Braga)

Posição: Defesa-central
Idade: 23 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Sikou-Niakaté-infog

O central francês, cedido pelo Guingamp, tem emprestado consistência, posicionamento, capacidade física e velocidade ao quarteto defensivo dos “arsenalistas”. Excelente no passe para os colegas da frente, é forte no desarme e nas intercepções e já soma um golo, apontado ao Sporting.

5. João Nunes 🇵🇹 (Casa Pia)

Posição: Defesa-central
Idade: 26 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-João-Nunes-infog

João Nunes tem 26 anos e formou-se no Benfica mas só esta temporada fez a estreia na principal Liga do futebol português. O central regista passagens pelo futebol polaco, grego e húngaro, tendo chegado esta temporada ao Casa Pia precisamente oriundo do Puskás Akadémia. E em boa hora, pois tem sido um dos melhores centrais da Liga, contribuindo para que os lisboetas sejam, a par do Benfica, a melhor defesa, com apenas três golos sofridos. Dominador nos duelos aéreos defensivos, intercepta muito jogo adversário e é mesmo o central com mais desarmes por 90 minutos (3,6).

4. Simon Banza 🇫🇷 (Braga)

Posição: Ponta-de-lança
Idade: 26 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Simon-Banza-infog

O Braga olhou para o percurso de Simon Banza no Famalicão (onde jogou uma temporada emprestado pelo Lens) e não teve dúvidas em ir buscar o ponta-de-lança francês, que chegou a ser associado também ao Sporting. Os resultados estão à vista. O atacante marcou cinco golos e fez uma assistência em sete jogos na Liga, converteu 67% das ocasiões flagrantes de que dispôs, é competente pelo ar e remate, como poucos.

3. David Neres 🇧🇷 (Benfica)

Posição: Extremo-direito
Idade: 25 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-David-Neres-infog

Sem dúvida uma das grandes contratações da época em Portugal. O extremo brasileiro, formado no São Paulo, esteve cinco temporadas e meia no Ajax, antes de se mudar para o Shakhtar Donetsk, mas a guerra na Ucrânia acabou por abrir-lhe a porta das “águias”. Encaixou que nem uma luva, adaptou-se rápido e mostra uma capacidade invulgar no drible, remata como poucos extremos, é intenso e participa no trabalho defensivo da equipa. Já leva três golos em seis jornadas.

2. Francisco Trincão 🇵🇹 (Sporting)

Posição: Extremo-direito
Idade: 22 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Francisco-Trincão-infog

Aos 22 anos já lhe vaticinavam um declínio prematuro da carreira e o arranque de época no Sporting não foi consensual. Alvo de críticas, a verdade é que a produção de Trincão é muito melhor do que aparenta “a olho”, com as últimas jornadas a confirmarem uma subida de forma consistente. Já leva dois golos e uma assistência, é muito activo no drible, mas também no trabalho defensivo e é, neste momento, o jogador com mais passes para finalização de bola corrida por 90 minutos (2,6). Um bom exemplo de como factores subjectivos como as expectactivas/mediatismo associados à jogada de um jogador podem ofuscar a opinião/avaliação de quem o analisa sem olhar ao desempenho objectivo registado.

1. Alexander Bah 🇩🇰 (Benfica)

Posição: Lateral-direito
Idade: 24 anos

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Alexander-Bah-infog

O reforço com melhor rating até ao momento pode ser uma surpresa, visto que até nem é um titular absoluto no Benfica – vai alternando com Gilberto, embora tenha assumido algo protagonismo recente. Alexander Bah, o dinamarquês que os “encarnados” foram buscar aos checos do Slavia de Praha, é um lateral de pendor ofensivo que carrega muito jogo pelo seu flanco em conduções longas, já soma três assistências, mas tem também bons números defensivos, sendo o segundo melhor lateral em desarmes por 90 minutos (4,7), e em intercepções (2,2). Gilberto que se cuide.

Estas são os primeiros destaques analíticos da época, no que toca a reforços. Mas o campeonato será longo e as oscilações de forma surgirão, mas já dá para perceber que nomes têm as melhores condições para terminarem a temporada como as melhores contratações de 22/23.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.