A meia-final da Liga das Nações estava complicada, frente a um adversário tradicionalmente difícil. Mas lá apareceu o “bombeiro” Cristiano Ronaldo a salvar Portugal frente à Suíça, com mais um “hat-trick”, o 53º da sua carreira.

GoalPoint-Portugal-Suíça-Nations-League-2018-MVP
Clique para ampliar

Longe vão os tempos em que a Selecção parecia não contar com o mesmo Ronaldo que brilhava no futebol de clubes, primeiro pelo United, depois pelo Real Madrid. A grande mudança é, para muitos, assinalada simbolicamente por um jogo disputado numa altura em que ainda nem existia GoalPoint. Desde então, e após muitos golos decisivos, destacamos cinco momentos nucleares nos quais Cristiano elevou Portugal a outro patamar.

 

🇸🇪 Suécia 2 – 3 Portugal 🇵🇹
“Play-off” de acesso ao Mundial 2014

Em Novembro de 2013, Portugal decidia, frente à Suécia, o apuramento para o Mundial 2014. Infelizmente ainda não havia GoalPoint nessa altura (nasceu em Junho de 2014), mas existiu sim o Cristiano Ronaldo épico ao serviço da Selecção, disposto a terminar com o “zumzum” de que, ao serviço de Portugal, não era bem o mesmo. A formação das “quinas” eliminou a Suécia por um resultado agregado de 4-2, com quatro golos de Cristiano, três deles marcados num épico duelo com Zlatan Ibrahimovic, em Estocolmo.

À falta de “MVP card”, ficam os golos de uma noite épica que abre a galeria de “salvamentos Cristianicos” que reunimos.

 

🇭🇺 Hungria 3 – 3 Portugal 🇵🇹
Euro 2016, Fase de Grupos (3º jogo)

Junho de 2016. Portugal disputava a passagem à fase a eliminar do inesquecível Euro 2016, após dois empates e apenas um golo marcado frente à Islândia e Áustria. A nação clamava por um herói e ele apareceu. Mesmo sem conseguir garantir a vitória, Cristiano Ronaldo esteve nos três golos (sempre em reacção a um resultado negativo) com que a Selecção garantiu o terceiro empate que abriu portas à fase a eliminar e consequente único troféu internacional das “quinas” a nível sénior até ao momento. Mais uma vez Cristiano “salvava” Portugal num momento crucial.

GoalPoint | Hungria vs Portugal | MVP | Euro 2016
Clique para ampliar

 

🇵🇹 Portugal 2 – 0 País de Gales 🏴󠁧󠁢󠁷󠁬󠁳󠁿
Euro 2016, Meia-final

Cristiano voltaria a aparecer num momento decisivo do Euro 2016, a meia-final. Portugal enfrentava o País de Gales, com o duelo individual entre Gareth Bale e Ronaldo a não revelar história: o galês ficaria em branco, já o capitão português deixava o seu cunho nos dois golos com que Portugal garantiria o triunfo, sendo mais uma vez eleito como MVP GoalPoint da partida. O sonho viria a seguir, ainda que iniciado com a prematura lesão de Ronaldo, nos instantes iniciais da final.

portugal-país-de-gales-euro-2016-goalpoint-cristiano-ronaldo
Clique para ampliar

 

(Basicamente toda a) Qualificação para o Mundial 2018

Mais do que um jogo ou momento importante, Cristiano Ronaldo foi decisivo em toda a campanha de qualificação para o último Mundial, com golos, muitos golos. Na altura com um jogo ainda por disputar nessa campanha, destacávamos a sua preponderância até então, com realce para os números assombrosos que a quantificavam.

GoalPoint-Cristiano-Ronaldo-Qualificação-Mundial-2018-Portugal-2017-infog
Clique para ampliar

Cristiano somou nada menos do que um 10.0 e dois 9.9 GoalPoint Ratings rumo ao Mundial 2018, notas que atestam bem a qualidade do desempenho que ofereceu à Selecção.

goalpoint-portugal-andorra-ql-mundial-2018-mvp
Clique para ampliar

 

🇵🇹 Portugal 3 – 3 Espanha 🇪🇸
Mundial 2018, Fase de Grupos (1º jogo)

A participação portuguesa no Mundial 2018 foi tudo menos memorável, com a Selecção a tombar logo após a fase de grupos, perante o Uruguai, mas se há momento positivo a recordar ele é precisamente o jogo de abertura, frente a uma Espanha que se apresentava como uma das favoritas, pese a “novela” do despedimento de Lopetegui nas vésperas da partida.

As dores de cabeça espanholas aumentaram frente a um Ronaldo que, nesse Verão, se preparava para dizer adeus ao futebol espanhol, mas fazendo questão de o relembrar da sua qualidade. E assim o fez, com três golos, o último dos quais um “tomahawk” dos seus, quando o mundo do futebol já esperava a vitória espanhola com reviravolta.

GoalPoint-WC2018-Portugal-Spain-WC2018-MVP
Clique para ampliar