6 excelentes dicas para ver futebol online

-

Nem sempre é possível ver jogos de futebol à-vontade. O preço das assinaturas é, sem dúvida, um obstáculo assinalável. Os tempos do futebol em sinal aberto, na televisão, já pertencem ao passado; só mesmo os jogos da Selecção portuguesa são transmitidos, ora porque os canais de TV privados consideram que o investimento o justifica, ora porque o governo o decide igualmente, através da TV pública. Na actualidade, ver futebol implica invariavelmente a assinatura de um ou mais canais de desporto, ou a deslocação a um café.

Mas há várias formas de tirar partido da internet para alimentar a paixão pelo futebol, através do online. Vejamos algumas.

Jogos clássicos

Porque não revisitar jogos antigos? Certamente que nem todos os jogos transmitidos pela RTP Memória têm o mesmo nível de interesse. É frequente o canal público emitir jogos do seu arquivo quando as mesmas equipas vão jogar no momento actual (seja no próprio dia ou nos dias anteriores). Tal pode ter certo interesse histórico, mas um FC Porto x GD Chaves dos anos 80 pode não ser muito apelativo.

O mesmo não pode ser dito de jogos históricos como a final do Campeonato do Mundo de 1970, o Argentina x Inglaterra do campeonato de 1986 ou a célebre final da Liga dos Campeões entre o Manchester United e o Bayern de Munique, em 1999. E estes jogos, por já serem muito recuados no tempo, podem ser encontrados no Youtube sem que sejam “denunciados” pela FIFA ou pela UEFA, por direitos de autor. É até possível encontrar o célebre Portugal x Brasil do Mundial de 1966.

Para descobrir jogos clássicos, as pesquisas em inglês são geralmente mais eficientes, pois há muitos mais vídeos carregados na “língua franca”, de grande utilização internacional. Uma pesquisa pelo jogo pretendido e por “full game” (jogo completo) ajudará a detectar as preciosidades.

Campeonatos clássicos

Quem diz jogos, diz análises e resumos de campeonatos clássicos. Como é que Portugal chegou às meias-finais do Mundial de 1966? Como foi possível a Itália vencer o Mundial de 1982, quando estava longe de ser a favorita?

E quando não existem vídeos especificamente com análises de determinado campeonato, pode fazer-se o seguinte: a cada semana, escolhe-se uma determinada edição de um campeonato e procuram-se vídeos exclusivamente sobre o mesmo. No final, ter-se-á concluído uma pesquisa abrangente e detalhada sobre um grande momento na história do futebol.

Canais oficiais no Youtube

Vale sempre a pena dar uma espreitadela aos canais oficiais de Youtube das principais entidades do mundo do futebol. Seja nos canais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da UEFA ou da FIFA, seja nos dos principais clubes, podem sempre encontrar-se boas surpresas. Actualmente, o canal oficial da UEFA tem 2,68 milhões de subscritores e mais de 3000 vídeos publicados.

Compilações

As compilações de momentos permitem concentrar a acção em “clips” curtos de poucos segundos e podem valer um bom bocado de entretenimento de qualidade. No momento em que este artigo é redigido, há um vídeo com os 600 golos de Lionel Messi pelo FC Barcelona prestes a atingir 4 milhões de visualizações, cerca de um ano e meio depois da publicação. Mais recentemente foram publicados vídeos que mostram todos os 101 golos de Cristiano Ronaldo pela Selecção portuguesa (já desactualizado, portanto).

Também se encontram vídeos de outros feitos ou “achievements”; por exemplo, compilações de defesas “impossíveis” do célebre guarda-redes alemão Oliver Kahn, considerado o melhor jogador do Campeonato do Mundo de 2002 (apesar de ter perdido a final).

VPN

Uma VPN (Virtual Private Network) é um serviço de segurança online que cria um “túnel” de protecção de privacidade entre um computador (ou smartphone, ou router) e o “site” de destino. Quando um utilizador está fora de Portugal e sem acesso ao seu serviço habitual de subscrição, uma VPN pode ser utilizada para contornar as limitações de acesso habituais. Também pode servir para procurar um acesso alternativo às principais plataformas de “streaming”.

Podcasts

Pela internet, acedendo directamente à fonte, encontram-se outros conteúdos preciosos sobre futebol: os podcasts. O “truque” é encontrar um autor ou site de qualidade e passar a fazer dele a “companhia” habitual para ouvir uma opinião esclarecida sobre futebol. Os podcasts têm também a vantagem suprema de poderem ser acedidos sempre e quando o utilizador quiser; nem é preciso esperar por um certo dia e hora (isso já não se usa…), nem o programa é impingido por um algoritmo de uma rede social ou outro serviço semelhante.

Dois bons exemplos de podcasts sobre futebol são os do ZeroZero e o Linha Lateral, de Luís Cristóvão.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected]
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR