A primeira volta do campeonato terminou com a 17ª jornada. No final da ronda, a classificação assinala o FC Porto como líder isolado, com mais cinco pontos que o Benfica, seguindo-se Braga e Sporting na tabela. A luta pela Europa está ao rubro, com o Moreirense a intrometer-se nestas contas, sendo que na “cauda”, Feirense, Chaves e Aves tentam fugir a um destino que, por enquanto, parece provável.

Nesta primeira metade da prova, equipas houve que surpreenderam, e nelas sobressaem jogadores que se mostraram com desempenhos de qualidade. Olhámos para algumas das principais estatísticas individuais e elaborámos uma lista de “top 5”, nada menos que 26, que fazem uma espécie de “raio-x” aos jogadores que mais brilharam nessas variáveis. Quer saber quem domina estes “tops”. Acompanhe-nos.

Vício de ter bola

GoalPoint-Tops-1-Volta-026-Liga-NOS-201819-Accoes-bola-infog
Clique para ampliar

Os dois jogadores que mais acções com bola registam a cada 90 minutos são os benfiquistas Pizzi e Álex Grimaldo. Curioso é perceber que já na época passada os dois ocupavam precisamente os mesmos lugares nesta variável.

É Leite, mas não é sorte

GoalPoint-Tops-1-Volta-025-Liga-NOS-201819-Remates-defendidos-infog
Clique para ampliar

O Boavista bem pode agradecer ao seu guarda-redes, Helton Leite, pela posição que ocupa, pois tem realizado excelentes exibições, reflectidas na percentagem de remates defendidos. No “top 5” desta estatística, apenas um guarda-redes dos “três grandes” dá um ar da sua graça.

“Luvas” com trabalho extra

GoalPoint-Tops-1-Volta-024-Liga-NOS-201819-Defesas-infog
Clique para ampliar

Leite volta a surgir no “top” das defesas por 90 minutos, embora em segundo lugar, mas tal só valoriza a percentagem anterior. Caio Secco, do Feirense, é o que tem mais trabalho entre todos – olhando para a classificação, percebe-se porquê.

“Fortalezas voadoras” na retaguarda

GoalPoint-Tops-1-Volta-023-Liga-NOS-201819-Duelos-aereos-defensivos-ganhos-infog
Clique para ampliar

Jardel, do Benfica, é quem mais duelos aéreos defensivos ganha a cada 90 minutos, mas o que impressiona nesta lista é a diferença dos dois primeiros em relação à concorrência.

Os que não gostam de complicar

GoalPoint-Tops-1-Volta-022-Liga-NOS-201819-Alivios-infog
Clique para ampliar

Esta é, talvez, a acção defensiva mais pragmática. Por vezes é preciso o alívio, para afastar o perigo. Em algumas situações nem é preciso, mas é da característica do jogador “sacudir” o perigo. Estes são os cinco jogadores que mais vezes recorrem a essa opção, a cada 90 minutos.

“Alto e pára o baile”

GoalPoint-Tops-1-Volta-021-Liga-NOS-201819-Intercepcoes-infog
Clique para ampliar

O extremo/lateral-direito do Feirense, Edson Farias, lidera esta variável, mas logo a seguir surge Felipe, do FC Porto. Equipas com objectivos opostos, qualidade semelhante dos dois protagonistas, na arte de interceptar.

O “tackle” não é para todos

GoalPoint-Tops-1-Volta-020-Liga-NOS-201819-Desarmes-infog
Clique para ampliar

O desarme é uma acção defensiva complicada por excelência, e nem todos a dominam. Marcelo Goiano é, contudo, mestre em tirar a bola aos adversários, apresentando números de “tackle” muito apreciáveis que, em finais de Outubro, permitia-lhe liderar neste detalhe nas principais Ligas europeias. Logo a seguir surge o “polvo” Fejsa.

Na próxima página: das “serpentes” aos reis do passe