A antevisão do Benfica 🆚 Sporting em 10 factos

-

Um Benfica – Sporting sem qualquer um dos rivais em corrida para o título é raro. O fenómeno torna-se ainda mais escasso se tivermos em conta de tal suceder precisamente porque um deles já arrecadou o “caneco”. Ao relembrarmos que o rival campeão é o Sporting, esse contexto passa a raridade ainda maior, tendo em conta o número de títulos somados pelos “leões” nas últimas quatro épocas. Esta é a primeira vez que o clube de Alvalade joga na Luz já com o troféu no bolso.

[ Os números comparados de Benfica e Sporting, nas últimas cinco jornadas da Liga ]

Clique para ampliar

Factos e curiosidades

Temos assim em vista um dérbi no mínimo curioso, mas há mais factos interessantes que rodeiam o último grande dérbi da Liga 20/21, saber:

  • O Benfica venceu oito dos últimos 12 confrontos caseiros com os “leões”, a contar para a primeira Liga. Curiosamente a última derrota aconteceu em 2015/16 quando o Sporting era comandado por… Jorge Jesus.
  • As “águias” venceram 10 dos seus últimos 12 jogos na Liga. Parece bom até conferir que os únicos dois jogos que o Benfica falhou para o pleno foram jogados precisamente em casa, nos quais se inclui uma derrota (Gil Vicente) e um empate (FC Porto).
  • Já o Sporting prossegue numa série de 16 jogos sem perder como visitante, a sua melhor série desde os 23 jogos fora sem perder, que somaram entre Janeiro de 2006 e Maio de 2007.
  • O Sporting soma 20 “clean sheets” na Liga ou seja, duas dezenas de jogos sem sofrer qualquer golo. Só fizeram melhor na longínqua época de 1990/91, com 23.
  • O Benfica leva 14 golos marcados por jogadores que saltaram do banco, um registo líder na Liga 20/21.
  • O Benfica lidera como a equipa que mais golos marcou dentro da área, de bola corrida (51). Acontece que do outro lado está a equipa que menos golos deste tipo sofreu, apenas 10.
  • Ainda sobre golos sofridos: Sporting e Benfica foram as equipas que menos golos consentiram na primeira volta da Liga, nove e dez, respectivamente.
  • O benfiquista Rafa Silva lidera a Liga 20/21 na criação de ocasiões de golo na sequência de progressões com bola (21). O extremo é ainda o jogador que mais dribles completou na prova, 97.
  • Do lado leonino brilha Pedro Gonçalves, como goleador, com 18 golos. O médio leva o dobro dos golos marcados do que aqueles que os Expected Goals de que dispôs lhe atribuíram (9,2), a maior diferença positiva de toda a Liga.

[ A Liga de Rafa Silva e Pedro Gonçalves ]

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.