A equipa da 2ª Jornada da Liga bwin 22/23

-

As notícias que davam conta de um “passeio no parque” para os habituais candidatos ao título foram precipitadas. Porto e Benfica viram-se “à rasca” para somar a segunda vitória na Liga não admirando assim encontrarmos apenas um portista (o que safou a vitória) no XI da 2ª jornada. No plano oposto encontramos muito Sporting, mas de mais do que uma variedade. Mas chega de artifícios: aqui está a segunda equipa da semana GoalPoint Liga Bwin 22/23, seguida das notas e statcards individuais dos eleitos.

O XI GoalPoint Ratings da Liga bwin 22/23: Jornada 2

[ a dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

Matheus Magalhães 7.7 

Olhando apenas ao resultado, a vitória do Braga em Famalicão até parece ter sido fácil mas não foi bem assim. O já “batido” Matheus teve bastante trabalho para não ser… batido, somando várias intervenções importantes e uma eficácia de passe atípica num guarda-redes em visita ao terreno do adversário.

Fahd Moudi 7.2
MVP do #FCPFPSC 

Um bom exemplo de que por vezes não é preciso participar nos golos (ou evitá-los directamente) para se ser o mais produtivo. O marroquino teve um papel muito activo na goleada algarvia perante um Paços reduzido a 10 bem cedo, fazendo todo o flanco direito, provocando desequilíbrios e conquistando faltas.

Gonçalo Inácio 7.1 

Do muito mau (em Braga) ao muito bom (o seu habitual). O jovem central voltou a ser o esteio defensivo que nos habituou mas foi também um elemento basilar na construção leonina, terminando o jogo com 118 acções com bola e 100 passes concluídos, dois deles para finalização e um para ocasião flagrante.

Iván Marcano 7.2
MVP do #FCVFCP 

Mal-amado por alguns adeptos portistas, o espanhol “safou” o Porto do primeiro empate da temporada com algo que lhe é característico desde sempre, o superior jogo aéreo. Mas a verdade é que o golo (o seu segundo em jogos consecutivos) veio so coroar uma exibição de muito trabalho também no plano defensivo, e que vai justificando a titularidade que Conceição lhe concede, para arrelia de muitos.

Nuno Sequeira 8.2
MVP do #FCPSCB

Sabe Sequeira e sabemos nós que os seus méritos estatísticos são há muito reconhecidos e destacados por estas bandas pelo que o regresso ao seu melhor (após uma temporada com grave lesão) não nos surpreende. Sequeira abriu caminho à vitória e confirmou, mais uma vez, que é menos falado do que merece, pelo que joga.

Al Musrati 7.8

Já todos o conhecem e todos aguardam que, um dia destes, vá mostrar a sua qualidade noutras paragens. Mas Al Musrati parece pouco afectado por essa possibilidade e vai fazendo o que sabe: comanda o miolo bracarense como um verdadeiro “patrão”, tanto no plano defensivo como ofensivo. Em Famalicão fartou-se de lançar bolas a longa distância e com invulgar eficácia e ainda somou 14 acções defensivas. Invulgar nos outros, claro.

Matheus Nunes 7.8

Terá sido a despedida em beleza de Alvalade? Parece que sim. Matheus Nunes ofereceu o seu melhor na primeira vitória leonina na Liga – foi o jogador com mais acções defensivas no meio-campo adversário – coroando a sua exibição com um golaço do meio da rua. E só foi pena ter rematado uma única vez, às tantas podia ter tornado a suposta despedida ainda mais especial.

João Teixeira 7.6
 MVP do #CSMGDC

O jogo parecia muito mal encaminhado, quando protagonizou o desperdício do quarto penálti da Liga (todos falhados, até agora) mas João Teixeira não desistiu e continuou a carregar o Chaves para a frente, rumo à sua primeira vitória na Liga. Ao todo esteve na origem de 10 dos 21 remates flavienses no Funchal e abriu caminho à reviravolta com um grande golo de fora da área.

Francisco Trincão 7.8

As más línguas já diziam que não era o mesmo que brilhou no Braga, com apenas um jogo oficial decorrido. Cedo demais: Francisco Trincão abriu o livro em Alvalade. A trave não quis vê-lo abrir a conta com um grande golo mas dos seus quatro passes para finalização saíram duas ocasiões flagrantes, uma delas a assistência para o sublime segundo golo de Pedro Gonçalves. E quem achava que ia demorar a mostrar o serviço defensivo que Amorim lhe exigiria… enganou-se, ao constatar os quatro desarmes que totalizou.

Pedro Gonçalves 9.6 MVP semanal 👑
MVP do #SCPRAFC

O homem prometeu melhorar a sua primeira época e está a cumprir com estardalhaço. Um bis, uma bola no poste e ainda seis passes para finalização dos colegas. Não fossem as duas ocasiões flagrantes perdidas e teria certamente atingido um merecido 10.0 mas a jogar assim… é uma questão de tempo.

Simon Banza 8.0

Após o golo frente ao Sporting, o bis na visita à antiga casa. Simon Banza arranca a Liga como terminou a anterior: a mostrar ser um “matador” de área, mas dos que não descura o apoio defensivo à equipa.

Outros jogadores à porta do “onze”

Rafa Mújica (Arouca) 7.3

Bruno Varela (Vitória SC) 7.3

Batxi (Chaves) 7.3

Paulo Henrique (Santa Clara) 7.1

Martim Tavares (Boavista) 6.9

Os tops da jornada

São estes os melhores da 2ª jornada da Liga bwin 22/23, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga bwin! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN 22/23 | J02SUMGPRMVPPASXG
0-3
0-1
3-0
2-1
0-1
1-0
1-2
1-0
0-3

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.