A equipa da 8ª Jornada da Liga Bwin 22/23

-

A jornada 8 da Liga bwin trouxe a primeira perda de pontos do Benfica no campeonato. Os homens da Luz somavam por vitórias todos os jogos disputados desde o início dos trabalhos, mas na visita ao Vitória de Guimarães acabaram por empatar sem golos. Quem aproveitou foi o Porto, que goleou o extraordinário Braga por 4-1 e já está a três pontos da liderança, e o próprio Sporting, que ganhou algum ânimo na luta pelo título. O “onze” GoalPoint Ratings reflecte precisamente os eventos da ronda e com alguns nomes que começam a ser clientes habituais.

O XI GoalPoint Ratings da Liga bwin 22/23: Jornada 8

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-8-Liga-Bwin-202223-infog

Fabijan Buntić 7.9
MVP do #FCVPSC

Esta é já a terceira presença do guardião croata do Vizela nos “onzes”, todas nas últimas quatro rondas, repetindo a chamada da jornada passada. O Vizela ganhou ao Portimonense, mas bem pode agradecer a Buntić, que fez sete defesas, três a remates na sua área, e evitou 0,8 golos esperados (defesa – xSaves).

Alexandre Penetra 7.7 

A goleada do Famalicão ao Boavista teve vários protagonistas e o lateral-direito dos homens da casa foi um deles. Não só esteve muito bem mos momentos defensivos, como soube subir no terreno e causar estragos no futebol aéreo ofensivo.

GoalPoint-Famalicao-Boavista-Liga-Bwin-202223-Alexandre-Penetra

Josué Sá 6.9
MVP do #RAFCCDSC

Segundo jogo a titular do central e uma bela exibição, sendo o MVP do triunfo do Rio Ave sobre o Santa Clara. Josué esteve imparável no passe, longo e aproximativo, e defensivamente não deu grandes hipóteses aos açorianos.

Anderson Jesus 7.3

As dificuldades do Portimonense para marcar ao Vizela não foi apenas culpa do guardião da casa. No eixo defensivo, Anderson travou os algarvios com uma exibição autoritária, em especial no domínio dos duelos aéreos defensivos. Depois foi lá à frente marcar o golo que decidiu a partida.

GoalPoint-Vizela-Portimonense-Liga-Bwin-202223-Anderson-Jesus

Leonardo Lelo 7.1
MVP do #CSMCPAC

O lateral marcou, de penálti, o golo que deu a vitória aos lisboetas em casa do “lanterna vermelha” Marítimo. O jovem jogador português foi mesmo o melhor em campo, tendo realizado a assistência para o outro tento dos “gansos”, esteve sólido nas intercepções e muito competente nos passes para a frente de ataque.

Hidemasa Morita 7.4

Encheu o campo ante o Gil Vicente. Nas duas acções com a bola na área adversária inaugurou o marcador no único remate que fez e assistiu de forma sublime para o segundo golo, de Pedro Gonçalves. A nota poderia ter sido ainda mais elevada caso não tivesse acumulado nove perdas de bola e dois maus controlos de bola.

Pedro Gonçalves 8.0
MVP do #CSMCPAC

Preponderante em toda a manobra da equipa, o camisola 28 festejou a partida número 100 na Liga da melhor forma, com uma exibição de alto calibre. Sempre ligado à corrente do jogo, apontou um golo, o quinto na prova, esteve bem no drible, no passe para finalização de colegas de equipa e ocupou sempre os melhores espaços para dar linhas de passe e levar o jogo para a frente.

Nicolás Gaitán 7.1
MVP do #FCPFFCA

Velhos são os trapos. O argentino continua a mostrar qualidade e marcou o golo que, na altura, parecia dar ao Paços de Ferreira a primeira vitória na Liga, embora tal acabasse por não acontecer. Esteve também muito activo defensivamente, em especial no meio-campo adversário.

Puma Rodríguez 7.7
MVP do #FCFBFC

A grande figura da goleada do “Fama” aos boavisteiros. O panamiano foi titular pela primeira vez, na (re)estreia de João pedro Sousa no comando da equipa, e não foi de modas, fazendo um golo e duas assistências, com qualidade no drible e grande capacidade de transportar jogo para o ataque.

Pepê 8.4 

Esteve a poucos minutos de ser o MVP ante o Braga, mas foi ultrapassado no “photo finish”. O brasileiro fez um golo, uma assistência, ajudou imenso defensivamente, com o máximo de recuperações de posse (14), quatro desarmes e três bloqueios de passe, e foi o jogador mais castigado em falta (6). Os cinco maus controlos de bola roubaram-lhe a eleição de melhor em campo.

Mehdi Taremi 8.5 MVP semanal 👑
MVP do #FCPSCB

Pepê Aquino liderou quase sempre os ratings, mas Mehdi Taremi esteve permanentemente por perto e, na recta final, ultrapassou o brasileiro. O iraniano nem precisou de marcar para ter uma nota de grande nível, mas fez uma assistência, criou três ocasiões flagrantes e fez seis passes para finalização. Esteve também muito bem na área contrária, com o máximo de acções com bola (8), e ganhou três de cinco duelos aéreos ofensivos. Todo o futebol de ataque portista passou pelos seus pés.

Outros jogadores à porta do “onze”

Kosuke Nakamura (Portimonense) 7.9

Tiago Santos (Estoril Praia) 7.1

Zaydou Youssouf (Famalicão) 7.0

Ivo Rodrigues (Famalicão) 6.9

Aderllan Santos (Rio Ave) 6.8

Tomás Silva (Vizela) 6.8

Os tops da jornada

São estes os melhores da 8ª jornada da Liga bwin 22/23, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga bwin! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN 22/23 | J08SUMGPRMVPPASXG
3-1
4-1
1-0
1-1
0-0
1-0
1-1
4-0
1-2

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.