A equipa da 12ª Jornada da Liga Bwin 22/23

-

O Benfica atingiu o primeiro terço de campeonato invicto. A 12ª jornada assinalou não só a passagem esse marco como registou também o pleno de vitórias dos chamados três “grandes”, o que se reflecte de forma vincada no “onze” GoalPoint Ratings da ronda, com sete representantes dos tradicionais candidatos – todos do meio-campo ofensivo para a frente. No entanto, o MVP da jornada alinha no surpreendente Casa Pia, sendo que o maior foco de curiosidade é o facto de todos os jogadores do sector defensivo terem sido os melhores em campo nos seus jogos. Vamos aos detalhes.

O XI GoalPoint Ratings da Liga Bwin 22/23: Jornada 12

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-12-Liga-Bwin-202223-infog

Ricardo Batista 9.4 MVP semanal 👑
MVP do #SCBCPAC

A grande figura da jornada é o guarda-redes do Casa Pia, que prossegue a sua época sensacional de regresso à primeira divisão, desta feita com um triunfo em Braga. No entanto, os “gansos” sofreram grande pressão dos homens da casa e não fosse a soberba exibição de Ricardo Batista, que fez oito defesas, incluindo numa grande penalidade, e o resultado teria sido certamente outro.

Pedro Porro 9.1
MVP do #SCPVSC 

Partida incrível do ala leonino, que teve de tudo um pouco, em especial momentos ofensivos de grande qualidade, e isto apesar de ter saído pouco depois da hora de jogo. Defensivamente o destaque vai para três desarmes e nove recuperações de posse, máximos do jogo. Na frente, o espanhol fez quatro remates, uma assistência, criou três ocasiões flagrantes em incríveis sete passes para finalização (máximo), fez um passe de ruptura e 13 cruzamentos de bola corrida (máximo), três deles eficazes.

António Silva 8.1
MVP do #EPFSLB

Se os elogios a António Silva pelas suas qualidades defensivas já escasseavam, o jovem tratou de arranjar novos motivos para o fazermos, acrescentando agora qualidade no ataque. O central fez dois golos, estreando-se a marcar na Liga bwin, e tudo na primeira parte. Depois mostrou competência no passe, com 90% de eficácia, acumulando ainda oito recuperações de posse, dois bloqueios de remate e três duelos aéreos defensivos ganhos em três.

Cristian Tassano 7.1
MVP do #GDCCDSC

O Santa Clara vai, paulatinamente, subindo de forma e mostrando uma maior consistência defensiva. Na visita ao Chaves arrancou um nulo e Tassano foi o MVP, com um desempenho que acumulou incríveis 18 acções defensivas, com destaque para 12 alívios, e ainda nove recuperações de posse.

Moustapha Seck 7.2
MVP do #GVFCPSC

O Portimonense regressou às vitórias na visita ao Gil Vicente e os algarvios tiveram como protagonista o seu lateral-esquerdo. Seck esteve particularmente activo no ataque, onde criou duas ocasiões flagrantes em três passes para finalização e fez seis cruzamentos de bola corrida, dois deles eficazes. Foi muito solicitado pelos colegas de equipa, terminando com oito passes aproximativos recebidos.

Al Musrati 7.1

O Braga perdeu em casa, mas o “trinco” esteve em grande plano. Al Musrati criou uma ocasião flagrante e fez 12 passes ofensivos valiosos, máximo do jogo. Aliás, o líbio esteve irrepreensível nas entregas, com seis passes longos certos em dez e incríveis 21 passes aproximativos. Foi também o jogador com mais acções com bola (103), ganhou os dois duelos aéreos ofensivos em que participou e fez oito recuperações de posse.

GoalPoint-Braga-Casa-Pia-Liga-Bwin-202223-Al-Musrati

João Mário 7.4

Grande época está a fazer João Mário, que continua a mostrar uma confiança assinalável. O médio fez mais um golo, o quinto na prova esta temporada, e esteve muito bem no passe, com três para finalização, 11 ofensivos valiosos, uma eficácia global de 92% e ainda seis recuperações de posse.

Otávio 7.6

Mais um recital do médio. Otávio esteve em todas. Segundo em acções com bola (104), fez oito passes aproximativos, três conduções aproximativas, somou o máximo de recuperações de posse (11) e de desarmes (5).

Marcus Edwards 7.9

Entrou ainda no decorrer da primeira parte e, um minuto depois, estava a marcar o primeiro golo do jogo, embora de uma forma quase involuntária. Depois assistiu Morita para o segundo da partida e fez ele próprio o terceiro, na segunda parte, bisando e consumando a “traição” tripla à sua antiga equipa. Concluiu ainda três de quatro tentativas de drible.

Evanilson 8.7
MVP do #FCPFCPF

Já há muito que não víamos um jogo deste calibre de Evanilson. O brasileiro foi o melhor em campo no Dragão, fruto não só dos dois golos que marcou, como também de uma grande competência global. Em três remates enquadrou dois, falhou só um de 20 passes e somou oito acções com bola na área contrária. A nota teria sido bem mais alta não tivesse desperdiçado uma flagrante.

Mehdi Taremi 7.6

Outro dos habituais no topo dos ratings, Taremi voltou a fazer estragos. Além de um excelente golo, o iraniano enquadrou dois de quatro remates, fez um passe de ruptura e somou oito acções com bola na área contrária.

Outros jogadores à porta do “onze”

Ignacio de Arruabarrena (Arouca) 7.7

Petar Musa (Benfica) 7.4

Wenderson Galeno (Porto) 7.3

Matheus Reis (Sporting) 7.2

Josué Sá (Rio Ave) 7.1

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-12-Liga-Bwin-202223-infog

São estes os melhores da 12ª jornada da Liga bwin 22/23, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga bwin! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN 22/23 | J12SUMGPRMVPPASXG
1-2
0-1
4-0
3-0
1-0
0-0
0-1
1-5
0-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.