A Final do Mundial de Clubes em sete curiosidades

-

6. Especialista nos penalties.. à direita

(foto: WC)
(foto: WC)

 

Outrora guardião unânime do Real Madrid Iker Casillas tornou-se um nome controverso nas últimas épocas dos “blancos” e da selecção espanhola. No entanto, o guarda-redes espanhol mostrou a sua importância na meia-final, ao defender uma grande penalidade, que é aliás um momento de jogo em que apresenta um desempenho de especialista: em 54 grandes penalidades que enfrentou ao longo da carreira na Liga Casillas defendeu 11 (cerca de 20% de eficácia).

Se olharmos os dados específicos da Liga desde a época 2008/9 a eficácia de Iker é ainda mais elevada: em 16 pontapés da marca defendeu cinco, o que representa cerca de 31% de eficácia. Casillas integra, no entanto, a popular escola de guarda-redes que escolhe um lado para onde se atirar no momento do remate e é, neste domínio, um homem de hábitos: nos 16 pontapés referidos Iker escolheu o seu lado esquerdo para se atirar e apenas seis vezes o direito (ficou no centro por uma vez), o que não deixa de ser curioso se tivermos em conta que três das cinco defesas que efectuou foram feitas, precisamente quando mergulhou… para o lado direito.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.