O pano caiu sobre a Liga NOS 2017/18. Para a História do futebol português fica a classificação e, em destaque, o regresso do FC Porto aos títulos. Mas aqui na “cave” fica algo mais, nomeadamente o registo completo de cada equipa e cada jogador, a cada minuto, do primeiro ao último de uma prova que apenas a GoalPoint cobre a este nível de detalhe.

Numa semana em que revelaremos o(s) melhor(es) jogador(es) da Liga agora finda, começamos por entregar-lhe 20 “tops” individuais que acabam por dar boas dicas sobre que jogadores mais se destacaram, ao longo dos dez meses de competição. E começamos já, em jeito de aperitivo, pelos jogadores que mais bola tiveram na Liga:

1. Jogadores com mais acções com bola

GoalPoint-Tops-Finais-1-Liga-NOS-201718-Accoes-bola-infog
Clique para ampliar

A “conversa” será curta e centrada sobretudo no facilitar da interpretação dos muitos “tops” que aqui deixamos nas próximas páginas, divididos por temas para tornar mais simples a descoberta. Esperamos que goste!

Os “tops” entre os postes

Que guardiões se destacaram entre os postes, dos que menos trabalho tiveram devido às equipas que integraram, aos que mais “bombardeados” foram ao longo da prova? Eis três “tops” que ajudam a responder à questão.

2. Guarda-redes com mais defesas

GoalPoint-Tops-Finais-2-Liga-NOS-201718-Defesas-infog
Clique para ampliar

3. Guardiões com maior % de remates enquadrados defendidos

GoalPoint-Tops-Finais-4-Liga-NOS-201718-Remates-1-defendidos-infog
Clique para ampliar

4. Guarda-redes com mais saídas eficazes (pelo solo)

GoalPoint-Tops-Finais-3-Liga-NOS-201718-Saídas-solo-infog
Clique para ampliar

Na próxima página: acções defensivas e recuperação de bola