A reinvenção do futebol pode estar nas próprias equipas

-

A cada nova temporada, percebemos tendências no futebol europeu e também mundial. E o que podemos constatar nos últimos anos é que a presença dos treinadores se tem feito sentir de forma mais vincada perante resultados positivos. Isso pode ser um indicativo de que, no futebol moderno, a forma como se pensa o jogo pode estar a sobrepor-se qualidades individuais, pelo menos em muitos dos casos.

Não é possível negar a importância dos jogadores à frente de uma equipa de futebol, mas a verdade é que a era dos grandes ídolos está a dar espaço à era das grandes equipas. Em outras palavras, a era do jogo colectivo e das estratégias.

O fim de uma era no futebol?

Já há algum tempo que se fala que o futebol vive o fim de uma era, e a magnífica vitória do Bayern de Munique frente ao Barcelona de Lionel Messi na última temporada da Liga dos Campeões é uma prova disso. É verdade que a equipa alemã conta com grandes nomes como os avançados Thomas Müller e Robert Lewandowski, além de atletas como o guarda-redes Manuel Neuer, todos com talento e qualidades inegáveis. Mas a verdade é que a equipa como um todo não depende apenas deles para funcionar. O mesmo não se pode dizer do Barcelona de Messi.

E se nos quartos-de-final da Liga dos Campeões tudo se formou para o Barça, na final, vencida pelos alemães frente ao PSG, este novo paradigma ficou ainda mais evidente. Se, por um lado, a equipa francesa apostou no talento individual de Neymar e Kylian Mbappé, o Bayern prosseguiu com sua estratégia de jogo colectivo, o que garantiu o triunfo final.

AllianzArena

Dependência das estratégias

Quando se diz que a grande vitória do Bayern de Munique frente ao Barcelona decreta o fim de uma era no futebol, não quer dizer, obviamente, que não existem mais excelentes futebolistas. O que se propõe, no entanto, é repensar quais são as estratégias utilizadas por cada treinador perante duas equipas. O que tem se observado é que, cada vez mais, esse pensamento tem sido decisivo nos resultados dos jogos e das temporadas.

As estratégias devem ser elaboradas e usadas em qualquer tipo de jogo, desde as estratégias para evitar discussões, muito comuns em jogos de poker, visto que os jogadores tentam utilizar as emoções uns contra os outros, até às de sobrevivência em jogos online como nas “Batalhas de Playerunknown”, em que construir abrigos e esperar pela batalha final pode ser uma boa ideia. Porém, quando se trata de desportos colectivos como o basquetebol e o próprio futebol, a questão é ainda mais complexa, uma vez que o plano de jogo envolve muitas pessoas.

Portanto, o diferencial das equipas actuais não está simplesmente em seu conjunto de estratégias. Elas sempre estiveram presentes no futebol. Entretanto, pode-se afirmar que aquelas que colocam as estratégias colectivas acima das qualidades individuais de qualquer jogador, tendem a ter os melhores resultados.

A solução nas próprias equipas

Se, por lado, essa nova maneira de se pensar o futebol pode indicar que os grandes ídolos não são quem define as partidas, por outro, a boa notícia é que qualquer um dos jogadores pode ser o grande ídolo do momento numa equipa bem montada.

Ao observarmos mais uma vez o exemplo do Bayern de Munique, percebemos que os destaques variam de acordo com a partida. Se nos quartos-de-final o destaque foi Thomas Müller, nas meias-finais contra o Lyon foi Serge Gnabry. No jogo que valeu o troféu para a equipa alemã, o destaque do jogo foi o próprio autor do golo, o francês Kingsley Coman.

Portanto, não se trata de uma valorização maior do treinador em detrimento dos futebolistas. Em grande medida, a reinvenção do futebol moderno passa pelo equilíbrio da equipa que, com variações tácticas e estratégias bem pensadas, conseguir fazer as qualidades individuais de cada integrante apareçam nos momentos mais importantes. E é assim que tem se ganhado ultimamente.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected]
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR