O FC Porto foi a Viseu empatar com o Académico local a uma bola, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Numa partida dominada pelos “dragões”, a formação da casa, que milita na segunda Liga, conseguiu, ainda assim, causar alguns calafrios, chegando mesmo ao golo que leva tudo empatado para o embate no Estádio do Dragão, na próxima semana. Zé Luís e João Mário marcaram os golos, num desafio em que o jovem Vítor Ferreira brilhou a grande altura, na sua primeira titularidade.
Resumo 📺
O jogo explicado em números 📊
- O jogo começou logo com uma grande perdida de Moussa Marega que, isolado, picou a bola sobre o guarda-redes Ricardo Fernandes, mas a bola saiu ao lado. O Académico de Viseu não se atemorizou e construiu alguns lances de ataque com algum perigo, desestabilizando um pouco o jogo portista.
🇵🇹 15' | Académico Viseu 0-0 Porto
Marega ainda não acertou passes, e já falhou uma ocasião flagrante#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos pic.twitter.com/oMvFgKRHme
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
- No primeiro quarto-de-hora, os “dragões” tiveram mais bola, como se esperava, cerca de 67% de posse, mas os dois únicos remates do jogo (desenquadrados) pertenciam aos homens de Viseu, que somavam também os únicos cantos (2). Os portistas iam-se destacando, pela negativa, nas faltas, com cinco.
🇵🇹 23' | Académico Viseu 0-0 Porto
Vítor Ferreira já recuperou 8 vezes a posse de bola#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos pic.twitter.com/eyOZJYyNQw
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
- À meia-hora já o Porto havia tomado conta do jogo em todos os momentos, com impressionantes 73% de posse, 88% de eficácia de passe e já três remates (contra os tais dois dos da casa), mas as duas equipas continuavam sem pontaria e os guarda-redes sem realizarem defesas.
- Romario Baró era um dos mais inconformados. O médio ia tentando pegar na “batuta” do jogo e, nesta fase do jogo, registava o rating mais elevado, um 5.9 assente, sobretudo, nos dois dribles tentados e concluídos com êxito e no passe para finalização que registava.
🇵🇹 38' | Académico Viseu 0-0 Porto
Loum já fez mais faltas (3) do que toda a equipa do Académico (2)#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos pic.twitter.com/5DYM12Jftv
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
- O primeiro remate enquadrado surgiu somente aos 43 minutos e para os viseenses, com Fernando Ferreira a obrigar Diogo Costa a aplicar-se. E era este o cenário, um Porto mandão, mas sem ideias, um Académico a tentar surpreender a espaços.
🇵🇹 43' | Académico Viseu 0-0 Porto
Foi de Fernando Ferreira o primeiro remate enquadrado da partida#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos pic.twitter.com/H5JnEMv1mU
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
- Intervalo Jogo aguerrido mas pobre, no Fontelo, com o Porto a entrar dominador, mas o Académico a conseguir alguns lances de perigo. Os “azuis-e-brancos” tinham quase sempre a bola e remataram mais, mas mostraram tanta eficácia (ou falta dela) quanto os homens da casa que, por seu turno, apresentavam grandes dificuldades no passe (63% certos). O melhor em campo nesta fase era Romário Baró, com um GoalPoint Rating de 6.2, fruto de dois passes para finalização, dois dribles concluídos e dois desarmes.
🇵🇹 INTERVALO | Académico de Viseu 0 – 0 Porto
Mais "dragão" em Viseu mas "Viriatos" atingem o descanso empatados em remates à baliza
Vem jogar #TotoRating!
👉 https://t.co/9dULytouTB#TaçaDePortugal #AVFCFCP#TerrasdeViriato #DragõesJuntos pic.twitter.com/TUToaxPJSu— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
🇵🇹 Académico Viseu 0-0 Porto
GoalPoint Ratings @ 45’
1⃣ Romário Baró 🇵🇹 6.2 🔝
2⃣ Luisinho Andrade 🇵🇹 5.9
3⃣ Fernando Ferreira 🇵🇹 5.8
⬇ Moussa Marega 🇲🇱 4.6#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos #RatersGonnaRate pic.twitter.com/stnRjaGTUV— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
- A partida manteve a toada morna e confusa no arranque da segunda parte, mas o Porto, desta feita, foi mais eficaz. Aos 59 minutos, Vítor Ferreira isolou Zé Luís e este não desperdiçou perante o desamparado guarda-redes contrário. Ao quarto remate na segunda parte, terceiro enquadrado, os “dragões” marcaram.
🇵🇹 53' | Académico Viseu 0-0 Porto
Vítor Ferreira chegou aos 50 passes certos, pelo menos mais 11 do que qualquer outro, e com 91% de eficácia#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos pic.twitter.com/aVhkTcD2Me
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
- À passagem dos 65 minutos, com o Porto já em vantagem, começava a ficar claro que este jogo estava totalmente na mão dos visitantes e os anfitriões já não conseguiam chegar com frescura ao último terço. Nesta fase, 65% de posse para o Porto, só um remate para o Académico, desenquadrado, e cinco disparos dos “dragões” na etapa complementar, quatro com boa direcção.
🇵🇹 62' | Académico Viseu 0-1 Porto
Diferença entre golos e expected goals:
🔸 Zé Luís: +2,4
🔸 Marega: -0,3
🔸 Soares: -3,1#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos pic.twitter.com/rFrOMVsaiY— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
- Só que aos 70 minutos, os anfitriões marcaram. Cruzamento da direita de Kelvin e João Mário, de cabeça, atirou para o fundo da baliza portista. Dois remates dos viseenses no segundo tempo, um golo.
- O Porto tentava construir muito do seu jogo pelo corredor central, chegando aos 41% de ataques por essa zona. O Académico, por seu turno, chegou a 64% de ataques pelo flanco esquerdo – embora, curiosamente, o golo do empate tenha surgido de um lance na direita. Seja como for, o Porto continuava mais perigoso e Nakajima obrigou Ricardo Fernandes a grande defesa por volta dos 76 minutos.
🇵🇹 82' | Académico Viseu 1-1 Porto
Vítor Ferreira lidera em:
🔸 Remates: 3
🔸 Remates enquadrados: 2
🔸 Ocasiões flagrantes criadas: 2
🔸 Passes para finalização: 3
🔸 Passes certos: 66
🔸 Recuperações de posse: 14#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos pic.twitter.com/ARO6FscSFB— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
- Nos últimos minutos a pressão portista foi intensa, mas o Académico cerrou fileiras e impediu os “dragões” de alcançarem a vitória, partindo para o jogo no Estádio do Dragão com empate, mas vantagem portista devido ao golo marcado fora.
O melhor em campo GoalPoint👑
Mas que grande estreia a titular do jovem Vítor Ferreira. O médio do FC Porto, de apenas 19 anos, espalhou classe e capacidade de trabalho no Fontelo, terminando com números de jogador habituado à mais alta roda do futebol e nos vários momentos do jogo. O GoalPoint Rating de 7.9 reflectem três remates (todos de fora da área), dois enquadrados, a assistência para o golo de Zé Luís, bem como duas ocasiões flagrantes criadas em três passes para finalização, 88% de eficácia de passe e 14 recuperações de posse. Nunca se escondeu, pelo que terminou com o número máximo, de longe, de acções com bola, nada menos que 112.
🇵🇹 89' | Académico Viseu 1-1 Porto
Uma centena de acções com bola para Vítor Ferreira
Segue-se Romário Baró, com 85#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos pic.twitter.com/PrB2xsWZbl
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) February 4, 2020
Jogadores em foco 🔺🔻
- Ricardo Fernandes 7.2 – O segundo melhor rating da noite pertenceu ao melhor dos viseenses. O guarda-redes da casa teve, naturalmente, muito trabalho e registou seis defesas, três a remates na sua grande área, e ainda tirou uma bola que se encaminhava para um ângulo superior.
- Romário Baró 6.7 – Bom jogo de outro jovem formado no FC Porto. Baró tentou desde cedo ser o motor das movimentações ofensivas da equipa, mas também o primeiro na hora de trabalhar no duro. Para além de dois passes para finalização, o médio teve sucesso nas três tentativas de drible, recuperou nove vezes a posse de bola e registou seis desarmes.
- João Oliveira 6.4 – Numa partida de grande luta a meio-campo, João Oliveira esteve muito eficaz a travar as investidas do Porto, terminando o jogo com nove recuperações de posse e o número máximo de desarmes (7).
- Zé Luís 6.3 – As lesões não têm largado o ponta-de-lança, mas regressado de paragem, o cabo-verdiano fez o gosto ao pé, marcando o único tento da sua equipa, num total de três remates, um só enquadrado.
- João Mário 6.1 – O guineense de 26 anos teve uma noite para recordar, pois foi ele o autor do golo do Académico na recepção ao “dragão”. O guineense teve, contudo, de lutar contra uma defesa portista consistente, ganhando apenas três de sete duelos aéreos ofensivos.
- Jesús Corona 6.1 – Entrado na segunda parte para o flanco esquerdo, o mexicano mexeu muito com o jogo e mostrou uma vontade férrea de criar lances de golo. Em 21 minutos em campo, registou dois passes para finalização e completou cinco de seis tentativas de drible (as cinco no último terço).