Aconteceu “Sensible Soccer” em Dortmund 🎮

-

Quem nos acompanha sabe que, no que toca à Europa, focamos os nossos GoalPoint Ratings nas partidas que envolvem emblemas portugueses, mas não podiamos deixar de apontar a “lupa” estatística ao B. Dortmund 8 – 4 Légia, jogo que, a esta hora, todos gostariamos de ver visto “ao vivo e a cores”, no Signal Iduna Park.

Dos recordes já muito foi dito: encontro com mais golos da história da Champions, com o Legia a igualar o (mau) feito do BATE Borisov (equipa com mais golos sofridos numa fase de grupos, 24).

E no que toca aos restantes números? Eis o que nos mostra o sumário final da partida:

goalpoint-dortmund-legia-warsaw-champions-league-201617-90m
Clique para ampliar

Tendo em conta que já vimos jogos bem mais generosos no que toca a remates e passes para ocasião, há que salientar a elevada eficácia “matadora” das equipas, com o Dortmund a concretizar 47% (!) dos seus remates, enquanto os polacos se ficaram por uns igualmente elevados 36% de concretização. No fundo, estamos na presença de registos muito acima do habitual numa partida de futebol.

Faro de golo em Dortmund, directamente relacionado com a pontaria: os alemães enquadraram 59% dos seus remates, e os polacos, 64%. Em jeito de comparação, Sporting e Real Madrid enquadraram apenas 20% dos remates que realizaram em Alvalade. No plano inverso surge a eficácia dos guarda-redes do Borussia e do Légia, que travaram apenas 43% e 20% dos remates enquadrados do jogo, respectivamente.

E quem foram os “heróis estatísticos” de tamanho espectáculo? Eis os ratings do encontro:

goalpoint-dortmund-legia-warsaw-champions-league-201617-ratings
Clique para ampliar

Não se admire de não encontrar nenhum “10”. Um jogo com tamanho espectáculo envolve também muitas falhas, de parte a parte, individuais e colectivas, mas ainda assim é possível destacar claramente os artistas na base do festival goleador que teve lugar, com Marco Reus à cabeça, autor de um hat-trick. Não entrando no pódio de ratings destacamos também o jovem prodígio Ousmane Dembélé, também ele autor de um hat-trick mas de assistências, ao qual somou ainda um golo.

Tudo isto sem sequer chamar à titularidade o goleador-mor dos elencos: Aubameyang só entrou em campo aos 69 minutos, ainda a tempo de fazer uma assistência.

Um jogo de “Sensible Soccer”, não de “soccer” real.

goalpoint-dortmund-legia-warsaw-champions-league-201617-mvp
Clique para ampliar

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR