Adrián e Opare nas 20 piores aquisições 2014/15 para o Bleacher Report

Site norte-americano destaca dois reforços do FC Porto na sua lista das vinte piores contratações do futebol europeu neste defeso.

Adrián Lopez chega ao FC Porto para recuperar a titularidade perdida  (foto: Natursports/Shutterstock Infografia: GoalPoint)
Adrián Lopez chega ao FC Porto para recuperar a titularidade perdida (foto: Natursports/Shutterstock Infografia: GoalPoint)

O conceituado site desportivo norte-americano Bleacher Report divulgou esta terça-feira a sua opinião sobre as 20 piores aquisições dos clubes europeus neste defeso até agora registadas e no lote dos “eleitos” surgem dois reforços do FC Porto, Adrián López (já aqui analisado) e Opare. O Bleacher procura sustentar a sua opinião para cada um dos jogadores, referindo no caso de Adrián que a sua conclusão não se baseia tanto no valor desportivo do jogador, mas sobretudo no valor despendido pelo FC Porto na compra (parcial) dos seus direitos, cerca de 11 milhões de euros, reservando para Opare considerações essas sim mais centradas das dúvidas que colocam na sua real afirmação face à presença de Danilo, embora reconheçam ao ganês rapidez, objectividade e presença física.

No “top 20” de erros de mercado do Bleacher surgem ainda outros três nomes familiares: Manuel Fernandes, ex-jogador do SL Benfica, que transitou neste defeso para o Lokomotiv de Moscovo, Felipe Caicedo, ex-avançado do Sporting CP que acaba de regressar à Liga espanhola através do Espanhol de Barcelona e David Luiz, ex-central do SL Benfica cujo valor de transferência para Paris já havia surpreendido o mundo do futebol, estranheza que aumentou substancialmente com as suas exibições no Mundial 2014. Desta análise resultam ainda FC Porto, Roma e Aston Villa como os clubes mais vezes identificados como destinos finais de contratações de sucesso duvidoso.

Publicamos em seguida a lista completa de “erros” sendo que poderá clicar aqui para conferir, caso a caso, como avalia o Bleacher cada uma das contratações.

JogadorDeParaCusto (milhões de euros)
Luuk De JongB. MonchengladbachPSV Heindhoven5,50
Manuel FernandesValencia CFLokomotiv Moscovocz
Alexander ButtnerManchester UnitedDinamo Moscovo5,50
David LuizChelseaPSG49,5
Daniel OpareStandard LiégeFC Portocz
Adrián LopezAtlético MadridFC Porto11,0
Arthur BokaEstugardaMálaga CFcz
Felipe CaicedoAl JaziraEspanholcz
Seydou KeitaValencia CFRomacz
Alvaro MorataReal MadridJuventus20,0
Urby EmanuelsonAC MilanRomacz
Jeremy MenezPSGAC Milancz
DodoAS RomaInter Milan1,20
Sebastian RodeEintracht FrankfurtBayern Muniquecz
Ross McCormackLeeds UnitedFulham11,8
Chris Bairdjogador livreWBAcz
Marvin Sordelljogador livreBurnleycz
Rio Ferdinandjogador livreQPRcz
Joe Colejogador livreAston Villacz
Philippe Senderosjogador livreAston Villacz
Legenda: cz - "custo zero" transferência sem pagamento de qualquer verba entre clubes, independentemente da existência de prémios de assinatura e comissões.

Como avalia as opções de mercado dos diversos clubes da primeira liga até ao momento? Deixe-nos a sua opinião e confira as análises GoalPoint de alguns dos reforços dos clubes da Liga portuguesa para a época 2014/15 já publicadas.