Afonso Taira, rei do desarme em Portugal e na Europa 👑

-

O arranque da Liga NOS 20/21 tem sido de altos e baixos para a Belenenses SAD. Apenas uma vitória, quatro empates e duas derrotas é o pecúlio dos comandados de Petit. Contudo, em contraponto a um sector ofensivo até agora pouco acutilante – só três golos marcados fazem dos “azuis” o pior ataque da prova -, a equipa responde com a segunda defesa menos batida, somente cinco sofridos, valor apenas batido pelos quatro do Sporting. Um dos responsáveis por esta competência defensiva é Afonso Taira, dono de uma das boas exibições da 7ª jornada.

GoalPoint-Belenenses-SAD-Rio-Ave-Liga-NOS-202021-MVP
Clique para ampliar

O médio-defensivo, que pode actuar como médio-centro, está em grande forma e foi mesmo o MVP GoalPoint Ratings no empate sem golos frente ao Rio Ave. Para além de dez recuperações de posse, Taira somou o máximo de desarmes da jornada, nada menos que sete, contribuindo não só para a solidez defensiva dos “azuis”, mas também para fortalecer a sua posição como jogador com mais desarmes por 90 minutos, no conjunto da Liga portuguesa e melhores Ligas europeias.

Taira regista 5,6 desarmes, estatística que tanto em Portugal como nas Ligas Top 5 – Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França – é ameaçado por outro português, o cónego Fábio Pacheco. É preciso descer nesta lista, até à nona posição, para encontrar outro jogador da Liga NOS, o “algarvio” Cláudio Falcão, que apresenta uma média de 4,5. Esta é uma variável importante nos momentos defensivos, à qual Taira junta outros números interessantes, os quais voltou a replicar ante o Rio Ave.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Afonso-Taira-infog
Clique para ampliar

Nos 591 minutos que realizou esta temporada na Liga portuguesa, Taira também mostrou muita competência nas recuperações de posse. As dez que fez na última jornada aumentaram a média por 90 minutos para 7,5, somando também quase uma intercepção por partida. Trata-se, portanto, de um elemento fulcral na equipa comandada por Petit, quer na consistência que dá à equipa nos equilíbrios defensivos, quer também na ligação aos sectores mais avançados, sendo um jogador com boa qualidade de passe (83% de eficácia nesta fase) e que sobre no terreno, com quase um passe para finalização por encontro numa equipa que não tem uma produção ofensiva acima da média.

Carreira em evolução consistente

Afonso Taira é já um jogador experiente. Na primeira divisão portuguesa, para além da presente época na Belenenses SAD, o médio apresenta no currículo três temporadas ao serviço do Estoril Praia, nas quais foi aprimorando o seu jogo época após época, sempre na posição de médio-defensivo – como pode conferir nas infografias de época em cima. Após representar os “canarinhos”, contou com presenças nos israelitas do Kiryat Shmona e do Beitar Jerusalém, e nos romenos do Hermannstadt, antes de ser resgatado pelos “azuis”. E pelos vistos, o regresso foi uma decisão acertada, a confirmar ao longo da restante época.

Clica aqui para conferir outros jogadores em foco na GoalPoint.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR