Al Musrati, o “gverreiro” líbio que domina a Pedreira ⚔

-

Almoatasembellah Ali Mohamed Al Musrati. Após tentar dizer o nome do jogador do Sporting de Braga sem hesitações, convidamo-lo a perceber a importância que o antigo jogador do Vitória de Guimarães e Rio Ave tem tido esta temporada na Pedreira. Chegado a Portugal com apenas 20 anos, em 2016/17, para representar os rivais da “Cidade Berço”, o médio líbio esteve no último ano em Vila do Conde, emprestado pelos vimaranenses, mas no arranque de 2020/21 mudou-se para a “Cidade dos Arcebispos” a custo-zero.

A aposta bracarense no médio-defensivo, que pode actuar também a médio-centro, teve como base as boas indicações dadas já na época passada no Rio Ave. Capacidade física, um grande “pulmão”, sentido posicional e boa qualidade de passe são alguns dos predicados que o jogador mostrou. E esta temporada, apesar de não ter arrancado como indiscutível, está a evoluir ao ponto de se mostrar uma peça fundamental para Carlos Carvalhal. Exibições muito conseguidas, como na Luz, ante o Benfica, ajudaram inclusive Al Musrati a integrar o “onze” GoalPoint Ratings do mês de Novembro.

Capacidade de adaptação

Na última jornada o médio foi fundamental, ao apontar o único golo do triunfo do Braga em casa, ante o Farense, um remate de fora da área nos instantes finais que valeram três pontos. Olhando para o “heat map” do líbio nesta partida, e comparando com o que fez no Estádio da Luz – onde assinou duas assistências para golo -, nota-se que Al Musrati é, acima de tudo, um jogador que se adapta aos contextos de jogo.

[ O golo de Al Musrati ao Farense ]

Se com os algarvios a pressão minhota permitiu-lhe integrar-se em zonas bem adiantadas no terreno, em Lisboa, perante o maior domínio benfiquista, soube recuar e ser o principal “tampão” no caminho para a sua baliza – daí as dez recuperações de posse e seis intercepções, complementadas por passe longo de qualidade. Um caso de inteligência táctica, que o torna um dos “melhores amigos” do treinador.

[ O comparativo de desempenho de Al Musrati em 2019/20 e 2020/21 ]

GoalPoint-Ali_Al_Musrati_2019_vs_Ali_Al_Musrati_2020-infog
Clique para ampliar

O médio soma, até ao momento, 330 minutos de utilização na Liga NOS 2020/21, em seis jogos, com um apreciável rating acumulado de 6.55. Além do golo e das duas assistências, destaque para os 54% de tentativas de desarme com êxito, a boa qualidade de passe em zonas intermédias (83% de eficácia), mas também a competência nos duelos defensivos (75% ganhos, um número muito apreciável para um médio).

Nas últimas três jornadas teve um peso de 75% nos golos do Sporting de Braga enquanto esteve em campo, com realce ainda para a média de 3,3 intercepções por 90 minutos e as 7,1 recuperações de posse. Um verdadeiro “todo-o-terreno” e que, a manter este nível, poderá tornar este médio de 24 anos numa das grandes figuras deste campeonato.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR