AAlemanha venceu a Itália no desempate por grandes penalidades, após um persistente empate a um golo após os 120 minutos da “praxe”. Foi um jogo muito aguerrido mas pouco espectacular, que acabou por transportar toda a emoção para a (inacreditável) série de 18 grandes penalidades, com várias mudanças de rumo até ao desfecho final, favorável aos germânicos.
Duelo táctico no “miolo”
Como seria de esperar, a Itália ofereceu o controlo da bola aos alemães. Apoiada sobre a habitual linha defensiva da Juventus, que joga quase de “olhos fechados”, a “squadra azzurra” apostava no rigor táctico e nas rápidas transições de bola para, em contra-ataque, tentar causar perigo junto à baliza de Neuer.
#GER 🆚 #ITA | O posicionamento médio dos jogadores#Euro2016 #GERITA pic.twitter.com/bGh9NfcLKk
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 2, 2016
Cedo confrontada com a saída por lesão de Sami Khedira (não seria a única da noite), a selecção alemã teve dificuldades em demonstrar a supremacia de outros jogos, no último terço, somando o seu primeiro remate apenas aos 40 minutos de jogo. Por esta altura a “defensiva” Itália já havia rematado três vezes.
⏰ 20’ | #GER 0-0 #ITA | Schweinsteiger entra p/ fazer o seu 37º jogo em fases fnais, igualando o record de Klose. pic.twitter.com/k1STeggv1V
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 2, 2016
A “Mannschaft” viu ainda a Itália desperdiçar a grande oportunidade dos 45 minutos iniciais, com o potente remate de Stefano Sturaro a ser ligeiramente desviado por um alemão quando parecia ter o fundo das redes como destino.
E quando tudo já parecia encaminhado…
A Alemanha entrou mais forte e decidida no regresso do balneário, dispondo de mais oportunidades de golo nos primeiros quinze minutos do segundo tempo do que em toda a primeira parte.
A haver um golo adivinhava-se que fosse germânico, e à passagem da hora de jogo, Mesut Özil abriu as hostilidades, após solicitação de Hector, desviada por um defesa, sem sucesso.
⏰ 63’ | 1-0 | GOLO da #Alemanha!#Ozil fuzila #Buffon e abre o marcador!#Euro2016 #GERITA #GER pic.twitter.com/H1P1N4XQ1q
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 2, 2016
O tento germânico encheu de confiança o conjunto de Joachim Löw que dispôs de novas oportunidades para dilatar o placard. Parecia bem encaminhado o destino do encontro, perante uma Itália que, mesmo a perder, não mudou a sua forma de jogar.
Mas é então que, a pouco mais de dez minutos do final da partida, Jérôme Boateng decide “dar mais emoção” à partida. Ao saltar com os braços no ar, num lance aéreo sem grande perigosidade, o central do Bayern acabou por provocar uma grande penalidade escusada, que Leonardo Bonucci fez questão de converter. O inconfundivel “aroma” a prolongamento não terá escapado a Joachim Low…
⏰ 85’ | #GER 1-1 #ITA | Para quem não percebe o penalty de #Boateng#GERITA #EURO2016 pic.twitter.com/d6ie9uOgP3
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 2, 2016
Prolongamento de um só sentido
Sentido certamente a injustiça do resultado e tendo já sido obrigada a substituir dois jogadores por lesão Khedira e Mário Gomez), a Alemanha foi a equipa que mais vontade demonstrou de vencer no tempo complementar e assim evitar os penáltis.
Enquanto isso, uma Itália de linhas baixas parecia apostada em levar o jogo para a decisão da marca dos onze metros, guardando inclusive a entrada de Simone Zaza para os 121 minutos, por troca com Chiellini.
E curiosamente, foi o mesmo Zaza que falhou uma das grandes penalidades que deu a vitória e a passagem às meias-finais à selecção bávara, após uma dramática série de 18 penáltis (quatro falhas “tansalpinas” contra três dos vencedores)
⏰ 120’ | 1-1 (6-5) gp | A #Alemanha segue em frente! 🔥🔥🔥
Hector (aposta GoalPoint) decidiu.#Euro2016 #GERITA #GER pic.twitter.com/vNktEsKvTM— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 2, 2016
Influenciado pelo dramático final, segundo o GoalPoint Ratings foi Manuel Neuer o melhor em campo esta noite com 7.3. Destaque claro para as duas grandes penalidades defendidas, assim como as quatro defesas durante o encontro, um duelo ganho e uma eficácia de passe de 84%.
Factos Estatísticos GoalPoint:
- É a primeira vez que a Alemanha vence a Itália em fases finais de um Europeu.
- Tanto Gianluigi Buffon como Manuel Neuer ainda não tinham sofrido qualquer golo no Euro 2016.
- 27 dos 69 passes de Joshua Kimmich foram executados para trás. Mais um recorde no Euro 2016.
- A Alemanha estabeleceu um novo máximo de passes certos no Euro 2016 (726). O terceiro maior registo de sempre.
- O penálti cometido por Boateng foi a sétima grande penalidade cometida no torneio. Apenas o Euro 2000 teve mais, com oito.
- Toni Kroos é o primeiro jogador a passar a barreira dos 500 passes certos no Euro 2016 (509).
Com esta vitória, a Alemanha irá agora defrontar nas meias finais (a 7 de julho) o vencedor do França vs Islândia que se realizará este domingo, pelas 20 horas.




