Alemanha vs. Argentina: a selecção natural

A “mannschaft” e a “albiceleste” chegam à grande final com naturalidade. Duvida? Confira os números.

Argentina e Alemanha defrontam-se colocando em campo diferentes especializações (foto: Shutterstock/Krivosheev Vitaly Infografia: GoalPoint)

Após um Brasil 2014 tão emocionante acaba por ser aceitável considerar o alinhamento das meias-finais e final como algo tradicional. Alemanha e Argentina são tudo menos finalistas-surpresa, mesmo considerando os “soluços” germânicos frente ao Gana e Argélia (que muitos parecem já ter esquecido, mas que estão aí para nos relembrar que os germânicos não são invulneráveis) e a toada aparentemente lenta e conservadora do “onze” de Sabadella (a ponto de surgirem dúvidas sobre se é um justo finalista).

Já havíamos analisado o desempenho dos quatro semifinalistas. Passamos agora em revista, após mais um jogo (no caso da Alemanha suficientemente impactante para mexer com os registos), a prestação de ambas as equipas, sem perdermos de vista o que as diferencia das que ficaram para trás, de modo a percebermos se, de facto, sucedeu um normal processo de “selecção natural” ou se existe alguma anomalia na triagem que o torneio produziu.

Os que melhor passam e mais criam

Argentina e Alemanha saem das meias-finais como as equipas que mais passes efectuam (com destaque para os germânicos, que com uma média de 585 passes por jogo lideram a “anos-luz” nesta variável) e as que o fazem com mais acerto (ambas com aproximadamente 86% de eficácia). Os adversários nesta final apresentam também uma distância média de passe de cerca de 18 metros. Como se distinguem então neste capítulo os adversários em disputa? Apesar de circularem mais a bola, os alemães perdem ainda assim para os argentinos no que respeita à criação de oportunidades de golo, com uma média de 11,3 por jogo, contra 13,2 por parte dos “albicelestes”.

 ArgentinaAlemanha
Passes29843507
Passes completos25683031
Eficácia de Passe (%)86,1%86,4%
Passes (m p/jg)497585
Passes completos (m p/jg)428505
Passes p/ ocasião7657
Passes p/ ocasião (m p/jg)12,69,5
Oportunidades 7968
Oportunidades (m p/jg)13,111,3
Assistências311
Média dist. Passe (m)18,4 m18,3 m