Alerta “Furacão Soares” sobe a nível europeu 🌀

-

Primeiro lesionou-se no arranque da época. Depois regressou e esteve quase com um pé fora após a reacção polémica a uma substituição, mas o “perdão” de Sérgio Conceição e a lesão de Aboubakar abriram caminho ao (re)aparecimento do “furacão Soares”, com consequências violentas para as defesas adversárias, como se viu ontem na Amoreira.

Do pé fora do Dragão… ao “furacão”

Após mais um bis no acerto de calendário frente ao Estoril, “Tiquinho” Soares já soma sete golos em apenas 530 minutos de jogo disputados na Liga NOS 2017/18, um registo que o coloca subitamente ao nível de Jonas, na hora de contabilizar o número de vezes que, em média, faz balançar as redes adversárias a cada 90m. Eis o top à 23ª jornada, o qual apresenta aliás predominância “azul-e-branca”:

GoalPoint-Top-Golos-Marcados-p90-Liga-NOS-201718-1-infog
Clique para ampliar

Aliás, os feitos dos dois brasileiros não se cingem à Liga NOS, visto que, juntando-lhes as centenas de “craques” que militam nas cinco principais Ligas europeias, a liderança continua a pertencer-lhes.

GoalPoint-Reis-Europa-Golos-Marcados-201718-1-infog
Clique para ampliar

Mas a coisa não fica por aqui. Se somarmos aos sete golos que já leva na Liga as três assistências que já ofereceu, “Tiquinho” já totaliza dez acções para golo (golos ou assistências), o que resulta numa média de uma acção com consequências no marcador a cada 53 minutos jogados, um registo no qual ultrapassa inclusive Jonas, que se fica por uma acção influente a cada 61 minutos.

[Um dos mais recentes golos de Soares, na goleada frente ao Rio Ave]

Regressando aos golos, se aqueles que Soares marcou na Liga juntarmos os que já obteve, esta época, nas outras competições, o número arredonda aos 10, em pouco mais de mil minutos de jogo, entre os quais se inclui o (até ver) importante tento da recente vitória frente ao Sporting, na 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal.

Uma tempestade sazonal?

O aparecimento do “Furacão Soares” no início do ano não é, contudo, uma novidade no reino do Dragão. Já na época passada o brasileiro teve efeito positivo imediato nos números portistas, aquando da sua chegada no mercado de inverno, oriundo do Vitória de Guimarães.

GoalPoint-FC-Porto-antes-depois-Soares-2017-infog
Os efeitos do “Furacão Soares” já se fizeram sentir em 2016/17, por esta altura

Num momento em que Aboubakar está KO e que os “dragões” davam sinais de desacerto com a baliza, eis que Soares apareceu para “varrer” os problemas de concretização portistas, e logo num ciclo infernal. Os adeptos agradecem e Conceição certamente sorri.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR