Amorim 🆚 Conceição: a história até ao oitavo “round”

-

Rúben Amorim só ganha ao Porto com Palhinha em campo. Amuleto ou mera coincidência, esta é uma das curiosidades que descobrimos ao percorrer o histórico dos duelos entre o agora treinador leonino e Sérgio Conceição. É que Amorim pode só ter pegado ao serviço em 2019/20, mas, a brincar a brincar, são já sete os confrontos entre os dois treinadores. Partimos então à descoberta dos resultados (os reais e os que os Expected Goals dariam) e das figuras dessa novela que se prepara para estrear o oitavo episódio.

1. E o primeiro triunfo foi selado por… Paulinho

Clica para ampliar

Jogo: Porto 1-2 Braga
Época:
2019/20, Liga
Data: 17 de Janeiro de 2020
Resultado (xG): 1-2 (3-0)
MVP original:
Matheus Magalhães (7.1)
MVP na versão do rating actual: Mbemba (6.9)

O primeiro duelo entre Conceição e Amorim sorriu ao “principiante” com… muita “estrelinha”, como mostram os dados gerais e, sobretudo, os Expected Goals. O Porto marcou apenas um dos três golos que devia ter concretizado, de acordo com as probabilidades, enquanto os “guerreiros” foram extremamente eficazes e, na materialização dessa eficácia, esteve até um avançado muito querido do actual treinador leonino – Paulinho -, o autor do golo decisivo. À cabeça do desperdício portista estiveram Tiquinho Soares e Alex Telles que, em conjunto, esbanjaram 2,0 dos 3,0 Expected Goals dos “dragões”.

O MVP ao rating de hoje seria Mbemba, mas na altura foi (e muito bem) Matheus Magalhães, que não só travou uma grande penalidade “azul-e-branca”, como somou a isso uma mão cheia de acções determinantes perante o assédio “azul-e-branco”.

Clica para ampliar

2. “Arsenalistas” voltam a sorrir, uma semana depois

Clica para ampliar

Jogo: Braga 1-0 Porto
Época:
2019/20, Final da Taça da Liga
Data: 25 de Janeiro de 2020
Resultado (xG): 1-0 (1-1)
MVP original:
Fransérgio (6.7)
MVP no rating actual: Bruno Viana (6.9)

Os “guerreiros” de Amorim voltariam a festejar poucos dias depois, com a conquista da Allianz Cup à custa dos “dragões” de Sérgio Conceição. O jogo foi estatisticamente bem mais equilibrado que o confronto do Dragão, mas o resultado foi o mesmo: os arsenalistas venceram por um golo de diferença e obtido já bem dentro dos descontos, aos 90+5′, com um golo de Ricardo Horta que levou a Pedreira ao rubro e ao “caneco”.

Se na altura o rating deu Fransérgio como o MVP, o mesmo jogo hoje premiaria o central Bruno Viana, actualmente cedido aos russos do Khimki, por empréstimo.

3. A (única) vitória de Conceição… sagrou-o campeão

Clique para ampliar

Jogo: Braga 1-0 Porto
Época:
2019/20, Liga
Data: 15 de Julho de 2020
Resultado (xG): 2-0 (1-1)
MVP original:
Otávio (7.4)
MVP no rating actual: Otávio (7.6)

Quis o destino (e o Sporting) que Amorim voltasse a visitar o Dragão ainda na mesma época, mas desta feita já de verde-e-branco. O “leão” em adaptação às ideias do novo treinador sucumbiu no Dragão, mas mais uma vez num jogo relativamente equilibrado e em que Jovane acabou por desperdiçar a única ocasião considerada como flagrante (0,4 xG). Já do lado oposto Danilo, primeiro, e Marega, ao cair do pano, fizeram os golos de um jogo com poucos remates às balizas. O Porto, que precisava apenas de um empate para fazer a festa do título, acabou por abrilhantar a festa com uma vitória sobre os “leões” de Amorim que mal sabia não viria a repetir, pelo menos até ao “clássico” desta sexta-feira.

Clique para ampliar

4. Díaz e golos, em empate emotivo

Clica para ampliar

Jogo: Sporting 2-2 Porto
Época:
2020/21, Liga
Data: 17 de Outubro de 2020
Resultado (xG): 2-2 (2-2)
MVP original:
Luis Díaz (7.4)
MVP no rating actual: Luis Díaz (7.7)

Época nova, vida nova e… o primeiro empate. Alvalade recebeu um “clássico” emotivo a 17 de Outubro, com quatro golos, emoção e, mais uma vez, números equilibrados. Vietto selou o empate perto do fim, resultado dos mais condizentes com os Expected Goals dos seis “clássicos” que fazem a história entre Conceição e Amorim. Do lado do Porto brilhou Luis Díaz, pela primeira vez (mas não a última) decisivo no resultado do “clássico”.

Clica para ampliar

5. Jovane arruma “dragões” em cinco toques

Clica para ampliar

Jogo: Sporting 2-1 Porto
Época:
2020/21, Taça da Liga
Data: 19 de Janeiro de 2021
Resultado (xG): 2-1 (1-1)
MVP original:
Jovane Cabral (7.8)
MVP no rating actual: Jovane Cabral (8.1)

Sensivelmente um ano após castigar o Porto duas vezes numa semana, Rúben Amorim voltou a estrear-se nas vitórias sobre o rival, desta vez de “leão” ao peito. Num jogo em que os “dragões” marcaram cedo e chegaram ao intervalo em vantagem e sem remates à sua baliza, foi Jovane a revelar-se o “joker” do assalto final leonino à baliza de Diogo Costa: o cabo-verdiano precisou de apenas cinco toques (dois deles remates) e de oito minutos para dar a volta ao marcador e colocar o Sporting na final da Taça da Liga (que viria a vencer). Conceição perdeu Díaz, mas não ficará insatisfeito ao saber que, desta vez, será impossível Jovane Cabral repetir a desfeita, agora que está emprestado à Lazio.

Clica para ampliar

6. Nulo ajuda “leão” a ser campeão

Clica para ampliar

Jogo: Porto 0-0 Sporting
Época:
2020/21, Liga
Data: 27 de Fevereiro de 2021
Resultado (xG): 0-0 (2-1)
MVP original:
Tecatito Corona (7.6)
MVP no rating actual: Tecatito Corona (7.6)

Cerca de um mês depois de Jovane eliminar o Porto da Taça da Liga chegaria um jogo com características semelhantes ao “clássico” desta sexta-feira, com papeis invertidos. O Sporting seguia isolado rumo ao título, o Porto tinha uma hipótese dourada de relançar o campeonato. E a verdade é que os “dragões” bem tentaram, com os flancos a funcionarem a todo o vapor (vide ratings) e com Tecatito Corona a municiar seis das ocasiões de remate que os “azuis-e-brancos” desperdiçaram (Taremi foi o mais perdulário, com duas flagrantes perdidas). Desperdiçaram como quem diz, porque do outro lado brilhou Adán e o “leão” até podia ter vencido, uma arrancada de Matheus Nunes que também ele desperdiçou situação flagrante para afastar em definitivo o Porto da corrida ao título, que não viria a escapar aos “verde-e-brancos”.

Clica para ampliar

7. Não há dois sem três… empates

Clica para ampliar

Jogo: Porto 1-1 Sporting
Época:
2021/22, Liga
Data: 11 de Setembro de 2021
Resultado (xG): 1-1 (1-0)
MVP original:
Nuno Santos (7.5)
MVP com dados actualizados: Nuno Santos (7.9)

O Porto segue forte e sem derrotas na Liga em curso, mas em Alvalade viveu provavelmente o jogo em que esteve mais perto de tombar, conforme o mostram os analytics da partida. O campeão Sporting esteve por cima, sobretudo na primeira parte, mas tocou-lhe desta feita o “bicho” do desperdício, com Luis Díaz a aparecer mais uma vez como figura entre os “dragões” (juntamente com Diogo Costa), com o golo que ditou o empate. Nem sempre primeira escolha, Nuno Santos não só marcou o golo inaugural, como foi o melhor em campo entre os “leões”.

Clica para ampliar

O saldo final sorri a Amorim, com três vitórias e apenas uma derrota no confronto directo com Conceição, contabilidade complementada com três empates (consecutivos) para a Liga. Será a tendência de nulo na Liga quebrada esta sexta-feira? Conseguirá Conceição equilibrar um pouco o saldo e, com isso, lançar-se em definitivo rumo à reconquista do título? Ou tirará Amorim da cartola mais um resultado que pode confirmá-lo como um pesadelo para o “dragão” de Sérgio? As pistas do que pode suceder já as levantámos neste link, por isso resta-nos esperar pelo grande “clássico”. Cá estaremos para o desconstruir, logo a seguir.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.