Análise: Conheça os mais influentes goleadores de Benfica, Porto e Sporting

Analisámos o desempenho dos diversos goleadores que comandaram o ataque dos “três grandes” na última década, de modo a perceber quais foram, por clube, os mais influentes.

Liedson foi um dos mais influentes avançados da década, pelo que marcou e deu a marcar (foto: J. Trindade)
Liedson foi um dos mais influentes avançados da década, pelo que marcou e deu a marcar (foto: J. Trindade)

Com excepção das épocas 2005/06 (Meyong, Belenenses) e 2008/09 (Nené, Nacional), o galardão de melhor marcador da Liga portuguesa foi partilhado por Benfica, Porto e Sporting.

Mas para lá do somatório simples dos golos apontados pelo melhor marcador da Liga e de cada um dos “três grandes”, qual foi de facto o peso do contributo dos seus melhores marcadores no total de golos obtido pela equipa? E como surge o seu registo se aos golos que marcaram somarmos também aqueles que ofereceram aos seus colegas? Por outro lado, quem foram os goleadores que garantiram mais vitórias para as suas equipas, golos sem os quais teriam escapado pontos fundamentais à classificação final dos seus emblemas?

Analisámos estes dados, para cada um dos “três grandes” do futebol português, à procura não só de esclarecer estas dúvidas como também de identificar os três mais influentes avançados de cada um dos clubes na última década.

 

Prossiga para ficar a conhecer os mais influentes goleadores dos “três grandes” na última década. CLIQUE AQUI >