Antevisão: Benfica vs Porto, a decisão final

“Encarnados” e “dragões” jogam no próximo domingo, dia 26, um jogo que se afigura decisivo na luta pelo tão desejado título. O Benfica pode alcançar o bicampeonato, já o Porto pode voltar ao caminho dos troféus.

Lima, SL Benfica (foto: J. Trindade)
Lima, SL Benfica (foto: J. Trindade)

Um jogo de emoções mistas. Os benfiquistas podem terminar o jogo lamentando-se por verem o Porto igualar o número de pontos ou acabam a reservar as faixas de campeão. Por outro lado, os portistas ficarão em êxtase se roubarem mais um título aos seus rivais, ou devastados se voltarem a não conquistar nenhum troféu pelo segundo ano consecutivo. Uma coisa é certa, o dia da decisão final aproxima-se. Dia 26, pelas 17 horas, quando o árbitro apitar e a bola rolar, os adeptos e os amantes do futebol farão das suas casas e cafés autênticos mini-estádios, com a respiração acelerada e o sangue quente nas veias. A adrenalina típica de uma final.

O Porto chega ao jogo da Luz desgastado física e emocionalmente pela goleada sofrida em Munique. O Bayern venceu por 6-1 e atirou os “dragões” para fora da Liga dos Campeões. A eliminação frente ao Bayern; o afastamento ante o Marítimo na Taça da Liga; a derrota face ao Sporting na Taça de Portugal e o desaire em casa por 2-0 contra o Benfica na primeira volta são resultados negativos que poderão ser apagados em caso de vitória. Julen Lopetegui pode jogar os seus últimos trunfos na tentativa de conquistar o título, no jogo do tudo ou nada para os “dragões”.

Por outro lado, o Benfica agarra-se à conquista do segundo campeonato consecutivo. É preciso recuar até 1984 para ver os “encarnados” conquistaram o último bicampeonato, sob o comando de Sven-Goran Eriksson. Os efeitos da eliminação precoce na fase de grupos da Liga dos Campeões e na Taça de Portugal frente ao Braga podem ser atenuados caso Jorge Jesus conquiste o título e a Taça da Liga. Um cenário provável mas ainda longe de se realizar.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: “ENCARNADOS” AO RITMO DO SAMBA E TANGO