Benfica, Porto e Sporting decidem esta semana o seu destino europeu, ainda que em competições e contextos diferentes, defrontando Atlético Madrid, Chelsea e Besiktas. E o que nos dizem os números sobre as forças e fraquezas dos rivais europeus que encerram a fase de grupos dos “grandes”? Fomos descobrir a resposta, com o auxílio dos dados Opta e dos nossos GoalPoint Ratings.

SL Benfica vs ATLÉTICO MADRID: Cuidados para Almeida, oportunidades para Gaitán

Europa 2015/16 - Antevisão Atlético Madrid
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

O Benfica parte menos pressionado do que Porto e Sporting para esta jornada, mesmo apanhando o adversário mais difícil (em melhor forma). O pior que pode suceder aos “encarnados” é seguirem em frente no segundo lugar mas Rui Vitória não quererá deixar fugir a oportunidade de evitar “tubarões” nos oitavos como também quererá fechar com “chave de ouro” uma fase de apuramento atipicamente positiva para a “águia”.

O Atlético deverá apresentar o figurino habitual mas regista duas baixas de peso: Jackson e Tiago, por lesão, boas notícias para o Benfica.  Almeida e Lisandro deverão ter especiais cuidados, não só pelo facto de o Atlético escolher preferencialmente o flanco esquerdo para atacar como também por Koke somar um dos melhores ratings dos visitantes. O alarme principal centra-se sobretudo em Griezmann, que apesar da derrota foi o Homem do Jogo GoalPoint em Madrid e só não somou melhor nota devido à exibição inspirada de Júlio César (e algum azar). No plano oposto, e fazendo fé nos números, Gaitán terá oportunidade de voltar a brilhar na Champions, caso viva uma noite inspirada: é que os espanhóis registam como maior fragilidade estatística a… capacidade para travar jogadores “mágicos”.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: “BLUES” VS “AZUIS”, EMOÇÃO EM STAMFORD BRIDGE