O último confronto entre dois “grandes” do futebol português numa final da Taça de Portugal aconteceu na época 2007/08, precisamente entre Sporting e Porto, os finalistas da edição 2018/19, com a vitória a sorrir aos “leões” (2-0) no prolongamento. Bastaria este facto para sublinhar a importância da decisão que se disputa este sábado, pelas 17h30, no Estádio Nacional, mas existem outros motivos a concorrer para o facto de esta ser a “festa da taça” mais importante dos últimos anos.

“Leões” e “dragões” jogam também a “sentença” final das suas épocas. Ambos falharam o sonho do título, no caso do Porto a desejada revalidação que consolidaria uma quebra da hegemonia “encarnada” que não veio a suceder. Ambos conquistaram troféus esta época – a Taça da Liga sorriu ao Sporting, já o Porto abriu a época conquistando a Supertaça.

A conquista da Taça de Portugal poderá constituir o momento simbólico que qualifica a época de “dragões” e “leões”. A diferença entre uma temporada sofrível ou aceitável torna-se ainda mais clara para os “dragões”, tendo em conta a situação privilegiada que chegou a ter na Liga. Já o Sporting regressa precisamente um ano depois a um palco onde viveu um dos capítulos da agonia desportiva e institucional que marcou o final da sua campanha 2017/18, e que torna mais positiva a eventual conquista de dois troféus numa época que se previa de “ano zero”.

Mas mais do que olhar a história e os contextos, interessa comparar o desempenho recente dos dois emblemas até à grande decisão do Jamor, mesmo tendo em conta que este estará longe de nos indicar o grande vencedor de sábado. Eis os números:

GoalPoint-Bet-Antevisao-Sporting-Porto-Final-Taca-Portugal-201819-1-infog
Clique para ampliar

Aposta na final da Taça de Portugal com a Bet.pt

O equilíbrio é a nota dominante, mesmo tendo em conta que o recente duelo no Dragão prejudicou claramente as contas defensivas leoninas (média de remates permitidos), aumentando também para dois o número de jogos sem vencer dos comandados de Keizer, após uma fase muito positiva e polvilhada com “recordes”. Pese o número de remates permitidos, a verdade é que o Sporting marcou mais e sofreu menos golos do que aqueles que a análise de Expected Goals (xG) lhe confere, com o Porto a ficar abaixo das expectativas no que toca aos golos que devia ter concretizado.

[Os números do último clássico entre Porto e Sporting]

GoalPoint-Porto-Sporting-LIGA-NOS-201819-Ratings
Clique para ampliar

O equilíbrio entre os rivais surpreenderá apenas os mais desatentos. Centrando a atenção nesta época apenas, este será o quarto embate entre Sporting e Porto, com apenas o último a terminar com um vencedor aos 90 minutos: o embate em Alvalade no final da primeira volta da Liga terminou com um empate sem golos, enquanto a decisão da final da Taça da Liga sorriu aos “leões”, através de um tipo de decisão que Sérgio Conceição quererá evitar sempre que defrontar os “leões”, a marcação de grandes penalidades.

[A Taça da Liga terminou nas “garras do leão” após a marcação de grandes penalidades]

GoalPoint-Porto-Sporting-Allianz-Cup-2018-90m
Clique para ampliar

O jogo poderá representar a despedida de várias figuras do passado recente do futebol português, em especial nos “azuis-e-brancos”, com Brahimi e Maxi Pereira a poderem juntar-se a Herrera e Militão este último saída já confirmada -, entre vários “dragões” que, por contingências do mercado, poderão já estar com um pé fora do Dragão (Felipe, Marega, Alex Telles). Já do lado leonino o caso mais óbvio é o de Bruno Fernandes, recentemente eleito Melhor Jogador GoalPoint da Liga.

GoalPoint-Melhor-Jogador-Liga-NOS-201819-Bruno-Fernandes-infog
Clique para ampliar

A importância do médio na manobra leonina nas últimas duas épocas é directamente proporcional à possibilidade de esta vir a ser a última partida que disputa de “leão” ao peito, perante o assédio dos gigantes europeus.

Razões não faltam para esperar uma grande final. E nós cá estaremos para a quantificar, avaliar e reportar, com cobertura GoalPoint Live, actualizações no twitter e análise final com GoalPoint Ratings no site. Fique connosco!